sexta-feira, 28 de maio de 2010

A BOA OBRA EM NÓS

"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus"... FILIPENSES 1:6

Este é um texto bastante conhecido, sendo também, muito confortante para todos que um dia deixaram seus olhos percorrerem sobre ele.

Porém, nossa mente tende a relacionar "a boa obra" apenas com as boas promessas que Deus tem para seus filhos. Dificilmente relacionamos a boa obra com mudanças e reformas que precisam ser realizadas em nós, afinal, aquilo que é bom, que é proveitoso, nem sempre é agradável, pois envolve dor, implica sair da zona de conforto, e principlamente passar por todas as estressantes etapas das quais uma reforma, grande ou pequena, é composta.

 A própria palavra diz :  ...na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. (Hb 12:11)

Por mais que saibamos que a reforma diária é para o concluir de uma boa obra, as etapas, as fases desta reforma muitas vezes nos desgastam emocional, física e mentalmente. Nos levam a perder o foco, a convicção do chamado, dos própositos de Deus e do nosso valor nEle. Nos fazem perder toda motivação, a vontade de prosseguir, pois tudo ao nosso redor é confuso, nada esta pronto, e não temos idéia do que está sendo feito.

A realidade é que, como objeto da reforma, ficamos extremamente vulneráveis. Justamente neste período somos tentados a pensar que, por tantas coisas ainda para mudar, tantas reparos necessários, não temos tanto valor assim. Olhamos para nossa vida e enxergamos tudo fora do lugar, rachaduras, paredes rebocadas, tudo ainda sem cor, uma obra muito distante de chegar ao fim.
Na idéia de que tudo demora demais, somos levados a contribuir na força do nosso braço, para o progresso dessa obra.

Conhecemos bem nossa estrutura, sabemos exatamente quais áreas precisam, com mais urgência, de ajustes. Começamos então e trilhar um caminho doloroso e sem frutos, pois toda reforma que possamos conseguir, será facilmente demolida. Nos esforçamos para sermos mais humildes, mais mansos, mais pacificos, mais amáveis, mais santos... Nos esforçamos aqui, contornamos alí... Mas tudo não passa de poeira, que, no primeiro vento forte, se espalhará... Pois toda mudança gerada por nós mesmos, nunca será permanente.

Com certeza temos mais um motivo para nos sentir frustrados, afinal, tentamos fazer o melhor, e mais uma vez, fracassamos, atrasamos a obra. Começamos a pensar que nada muda mesmo.

Mas Glórias a Deus que por sua palavra nos ensina. Tudo isso acima nos acontece por esquecermos de que a obra é concluida pelo mesmo que a iniciou.
A biblia diz : aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará

Ele mesmo começa, e Ele mesmo termina. Deus sabe exatamente como e quando realizar as mudanças necessárias, Ele tem o tempo determinado para que tudo fique pronto, bom, perfeito e agradável para Ele mesmo!

Não precisamos ficar frustrados, angústiados por olhar para nós e ver tantas coisas ainda por fazer, por aquilo que ainda não mudou, temos alguém, O Senhor que fez o céu e a terra, que olha, que cuida e se responsabiliza pela obra.

Que todo julgo que nos escraviza com idéia de quão falhos ainda somos possa cair diante da verdade de que é o Senhor, aquele que começou a obra, que dia após dia, sabe e realiza as mudanças mais urgentes de nossas vidas.

Não somos nós, as pessoas que amamos, mas O Senhor... só Ele pode completar a obra, só Ele conhece os planos, os meios pelos quais seremos aquilo que temos que ser para viver seus propósitos e estar com Ele por toda a eternidade!

Que Deus abençoe....

NAquele que começou a boa obra e a completará ...
Juliana

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Motivo de Grande Alegria





MOTIVO DE GRANDE ALEGRIA

















Texto: Tiago 1: 2-4
"Considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas(não apenas uma) provações (tentações), pois vocês sabem que a prova da vossa fé produz perseverança (paciência); E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros (perfeitos, prontos) e íntegros (completos, inteiros), sem faltar coisa alguma.



Para que tipo de situações reportamos nossa mente quando questionados acerca do que pode ser motivo de alegria? Quais circunstância e situações são normalmente consideradas motivos de grande alegria?
Podemos pensar em tantas coisas que nos trazem alegria... Casamento, filhos, emprego novo, enfim, muitas coisas.

Porém, a palavra de Deus nos revela que o passar por diversas provações são para nós motivo de grande alegria!
Este texto certamente confronta nossa visão, nossa percepção das circunstâncias. Estranhamos assim por ainda estarmos em um processo de transição, de uma natureza carnal, uma forma natural de pensar para uma vida na palavra. Estamos ainda caminhando para uma fé madura, uma fé que não é emocional, que não depende das circunstâncias.

Nos parece loucura nos alegrar com as provações, com as dificuldades, porque ainda não compreendemos que Deus é Bom, Nos ama e Cuida de nós!

"PRECISAMOS ENTENDER QUE DEUS NÃO PERMITE NADA QUE NÃO SEJA BOM, POIS ATÉ MESMO AS COISAS RUINS SÃO PARA UM FIM PROVEITOSO"


Vamos considerar o texto por partes:

1ª PARTE:
"...Considerem motivo de grande alegria quando passarem por diversas(várias) provações (tentações)..."

Podemos compreender que o texto diz que não apenas a provação, mas, uma variedade de provas, formam um grande motivo de alegria. Outro ponto interessante é entender o sentido de "provações" (ou tentações) no texto.
A palavra usada no texto, vem de uma palavra que no hebraico dá a idéia de experimento, de teste. Fala de algo que passará por um teste, uma prova na qual será experimentada a sua firmeza, a sua constância. Por isso podemos encontrar as palavras: tentações (experimentar) ou provações (pôr a prova).

Começamos então olhar diferente para o verso lido. Entendemos que devemos ter alegria quando somos submetidos a vários testes, diversas provas que surgem para nos experimentar. Mas, em que e qual a finalidade de sermos experimentados?

A finalidade de se experimetar algo sempre é ver o objeto do experimento será aprovado. Aqui podemos perceber que as provações são a maneira de Deus nos experimentar, nos testar quanto às áreas de nossa vida, se estamos aprovados ou ainda existem áreas em que precisamos ser trabalhados.

Porém, além de nós mesmos, do nosso caráter ser submetido aos testes, as provações testam e experimentam também a nossa fé!

2ª PARTE:
"...pois a prova (teste, experimento) da vossa fé produz perseverança (paciência)..."

Nossa fé será experimentada. Podemos crer que isto acontecerá em dois sentido do que a palavra significa: No sentido de acreditar e no sentido de Fidelidade!

*Fé de acreditar- Será testada no que diz respeito ao que a bíblia diz que eu tenho, que eu posso e que eu sou, pois muitas vezes vivemos circunstâncias contrárias ao que cremos. Existem momentos em que somos desafiados com um realidade oposta ao que acreditamos, e as provações testam nossa fé de acreditar justamente nesses períodos.

*Fé de fidelidade- Será experimentada no "permanecer fiel". Minha fé é provada e aprovada quando em situações difíceis eu não abro mão dos princípios de Deus, de sua palavra., continuo em obediência, em fidelidade ao Senhor.
Ex: Em uma crise, um aperto financeiro em que pensamos em não dizimar;
Uma crise no casamento, quando somos tentados a ter uma relação extra-conjugal;

A medida que nossa fé é provada, isso resulta em perseverança.

3ª PARTE:
"...a prova da vossa fé produz perseverança (paciência)..."

Nossa fé é provada para que seja gerado em nós a perseverança. Não podemos compreender sem antes entender o que é perseverança ou paciência.
Vejamos:

*Perseverança neste texto origina-se de uma palavra hebraica que significa "manter-se firme" , "continuar seguro".
Diante disso entendemos que as diversas provas são para nos fazer firmes e seguros, ou seja, perseverantes. Pessoas que permanecem firmes nos propósitos de Deus!

*Paciência, também de uma palavra hebraica, tem o sentido de "esperar com calma", "suportar as ofensas mesmo podendo revidá-las, ou, defender-se", "capacidade de resistir às aflições"(com resignação-aceitação sem revolta).


Quando compreendemos os benefícios da perseverança, da paciência, percebemos porque as diversas provas são motivo de grande alegria e que Deus permite que passemos por elas porque isto é proveitoso para nós!


Outra coisa imporante que devemos aprender é que Deus apenas permite, não é Ele quem causa os problemas, as provas que enfrentamos!
Vamos ver os seguintes veros:
Tiago 1: 13-14
... Ninguém, sendo tentado, diga que de Deus é tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado (seduzido) pela sua própria concupiscência...

Deus não é autor das provações e tentações, mas as permite para que nas áreas de fraqueza sejamos provados e aprovados, de modo que fortalecidos, não mais sejamos vencidos, antes, tenhamos peseverança para resistir ao diabo, até que ele fuja de nós! (Tg 4:7)

4ªPARTE:
"...e a perseverança deve ter a sua ação (obra) perfeita para que sejam maduros ( prontos) e íntegros (inteiros, completos), sem faltar coisa alguma..."

Somos experimentados, testados, colocados à prova para que a perseverança,a constância, a maturidade sejam produzidas em nós, para que então , sejamos maduros, estejamos prontos, e integros, completos e inteiros para todo propósito de Deus!

Conclusão:
A PERSEVERANÇA NOS CAPACITA A ESTAR PRONTOS PARA UMA VIDA COM PROPÓSITOS, SEM TER FALTA ALGUMA QUE NOS IMPEÇA DE VIVER SEM LIMITES!!!

Finalizando:

Entender o que Deus quer é bom , mas o que nos muda de lugar é a prática do que aprendemos!
Pode ser que estejamos reprovados em muitas áreas hoje. Se isso é uma realidade, precisamos ter três atirudes:

A 1ª : Reconhecer!
Reconhecer que ainda não estamos prontos, que precisamos do Senhor para que nEle sejamos aprovados.

A 2ª: Se Arrepender!
Nos arrepender por ceder às fraquezas, ao pecado.

A 3ª: Confessar!
Confessar numa atitude de compartilhar, de pedir ajuda.As vezes precisamos compartilhar as fraquezas para que Deus estabeleç a cura, o perdão.
Existem momentos em que estamos tão frágeis que não podemos ouvir a Deus com clareza, precisamos de alguém que veja de fora aquilo que não podemos ver dentro das situações.

Que Deus possa nos ajudar a deixar que a perseverança seja gerada em nossa vida!

No amor do Senhor... Alegrando-me nas provações...
Juliana...