quinta-feira, 20 de maio de 2010

Motivo de Grande Alegria





MOTIVO DE GRANDE ALEGRIA

















Texto: Tiago 1: 2-4
"Considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas(não apenas uma) provações (tentações), pois vocês sabem que a prova da vossa fé produz perseverança (paciência); E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros (perfeitos, prontos) e íntegros (completos, inteiros), sem faltar coisa alguma.



Para que tipo de situações reportamos nossa mente quando questionados acerca do que pode ser motivo de alegria? Quais circunstância e situações são normalmente consideradas motivos de grande alegria?
Podemos pensar em tantas coisas que nos trazem alegria... Casamento, filhos, emprego novo, enfim, muitas coisas.

Porém, a palavra de Deus nos revela que o passar por diversas provações são para nós motivo de grande alegria!
Este texto certamente confronta nossa visão, nossa percepção das circunstâncias. Estranhamos assim por ainda estarmos em um processo de transição, de uma natureza carnal, uma forma natural de pensar para uma vida na palavra. Estamos ainda caminhando para uma fé madura, uma fé que não é emocional, que não depende das circunstâncias.

Nos parece loucura nos alegrar com as provações, com as dificuldades, porque ainda não compreendemos que Deus é Bom, Nos ama e Cuida de nós!

"PRECISAMOS ENTENDER QUE DEUS NÃO PERMITE NADA QUE NÃO SEJA BOM, POIS ATÉ MESMO AS COISAS RUINS SÃO PARA UM FIM PROVEITOSO"


Vamos considerar o texto por partes:

1ª PARTE:
"...Considerem motivo de grande alegria quando passarem por diversas(várias) provações (tentações)..."

Podemos compreender que o texto diz que não apenas a provação, mas, uma variedade de provas, formam um grande motivo de alegria. Outro ponto interessante é entender o sentido de "provações" (ou tentações) no texto.
A palavra usada no texto, vem de uma palavra que no hebraico dá a idéia de experimento, de teste. Fala de algo que passará por um teste, uma prova na qual será experimentada a sua firmeza, a sua constância. Por isso podemos encontrar as palavras: tentações (experimentar) ou provações (pôr a prova).

Começamos então olhar diferente para o verso lido. Entendemos que devemos ter alegria quando somos submetidos a vários testes, diversas provas que surgem para nos experimentar. Mas, em que e qual a finalidade de sermos experimentados?

A finalidade de se experimetar algo sempre é ver o objeto do experimento será aprovado. Aqui podemos perceber que as provações são a maneira de Deus nos experimentar, nos testar quanto às áreas de nossa vida, se estamos aprovados ou ainda existem áreas em que precisamos ser trabalhados.

Porém, além de nós mesmos, do nosso caráter ser submetido aos testes, as provações testam e experimentam também a nossa fé!

2ª PARTE:
"...pois a prova (teste, experimento) da vossa fé produz perseverança (paciência)..."

Nossa fé será experimentada. Podemos crer que isto acontecerá em dois sentido do que a palavra significa: No sentido de acreditar e no sentido de Fidelidade!

*Fé de acreditar- Será testada no que diz respeito ao que a bíblia diz que eu tenho, que eu posso e que eu sou, pois muitas vezes vivemos circunstâncias contrárias ao que cremos. Existem momentos em que somos desafiados com um realidade oposta ao que acreditamos, e as provações testam nossa fé de acreditar justamente nesses períodos.

*Fé de fidelidade- Será experimentada no "permanecer fiel". Minha fé é provada e aprovada quando em situações difíceis eu não abro mão dos princípios de Deus, de sua palavra., continuo em obediência, em fidelidade ao Senhor.
Ex: Em uma crise, um aperto financeiro em que pensamos em não dizimar;
Uma crise no casamento, quando somos tentados a ter uma relação extra-conjugal;

A medida que nossa fé é provada, isso resulta em perseverança.

3ª PARTE:
"...a prova da vossa fé produz perseverança (paciência)..."

Nossa fé é provada para que seja gerado em nós a perseverança. Não podemos compreender sem antes entender o que é perseverança ou paciência.
Vejamos:

*Perseverança neste texto origina-se de uma palavra hebraica que significa "manter-se firme" , "continuar seguro".
Diante disso entendemos que as diversas provas são para nos fazer firmes e seguros, ou seja, perseverantes. Pessoas que permanecem firmes nos propósitos de Deus!

*Paciência, também de uma palavra hebraica, tem o sentido de "esperar com calma", "suportar as ofensas mesmo podendo revidá-las, ou, defender-se", "capacidade de resistir às aflições"(com resignação-aceitação sem revolta).


Quando compreendemos os benefícios da perseverança, da paciência, percebemos porque as diversas provas são motivo de grande alegria e que Deus permite que passemos por elas porque isto é proveitoso para nós!


Outra coisa imporante que devemos aprender é que Deus apenas permite, não é Ele quem causa os problemas, as provas que enfrentamos!
Vamos ver os seguintes veros:
Tiago 1: 13-14
... Ninguém, sendo tentado, diga que de Deus é tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado (seduzido) pela sua própria concupiscência...

Deus não é autor das provações e tentações, mas as permite para que nas áreas de fraqueza sejamos provados e aprovados, de modo que fortalecidos, não mais sejamos vencidos, antes, tenhamos peseverança para resistir ao diabo, até que ele fuja de nós! (Tg 4:7)

4ªPARTE:
"...e a perseverança deve ter a sua ação (obra) perfeita para que sejam maduros ( prontos) e íntegros (inteiros, completos), sem faltar coisa alguma..."

Somos experimentados, testados, colocados à prova para que a perseverança,a constância, a maturidade sejam produzidas em nós, para que então , sejamos maduros, estejamos prontos, e integros, completos e inteiros para todo propósito de Deus!

Conclusão:
A PERSEVERANÇA NOS CAPACITA A ESTAR PRONTOS PARA UMA VIDA COM PROPÓSITOS, SEM TER FALTA ALGUMA QUE NOS IMPEÇA DE VIVER SEM LIMITES!!!

Finalizando:

Entender o que Deus quer é bom , mas o que nos muda de lugar é a prática do que aprendemos!
Pode ser que estejamos reprovados em muitas áreas hoje. Se isso é uma realidade, precisamos ter três atirudes:

A 1ª : Reconhecer!
Reconhecer que ainda não estamos prontos, que precisamos do Senhor para que nEle sejamos aprovados.

A 2ª: Se Arrepender!
Nos arrepender por ceder às fraquezas, ao pecado.

A 3ª: Confessar!
Confessar numa atitude de compartilhar, de pedir ajuda.As vezes precisamos compartilhar as fraquezas para que Deus estabeleç a cura, o perdão.
Existem momentos em que estamos tão frágeis que não podemos ouvir a Deus com clareza, precisamos de alguém que veja de fora aquilo que não podemos ver dentro das situações.

Que Deus possa nos ajudar a deixar que a perseverança seja gerada em nossa vida!

No amor do Senhor... Alegrando-me nas provações...
Juliana...

Um comentário:

  1. Olá, Juliana!

    Acabo de conhecer seu blog e acho muito legal sua iniciativa de compartilhar aprendizagens sobre a Palavra de Deus!

    Tenho apenas uma pergunta: porque você considerou que provação tem a ver com tentação?

    Com relação à provação, Tiago nos diz, em 1.2,3:
    "considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança."
    e, em 1.12:
    "Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam."

    Com relação à tentação, Tiago diz, em 1.13,14:
    "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
    Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido."

    Assim, parece haver uma grande diferença entre "tentação" e "provação"...

    A provação:
    -vem de Deus
    -aperfeiçoa nosso caráter
    -nos aproxima de Deus
    -por isso mesmo, devemos aceitá-la com alegria.

    A tentação:
    -vem de dentro de nós e do mundo (como Tiago mostra no restante do capítulo 1)
    -gera pecado e morte (Tiago 1.15)
    -nos afasta de Deus
    -não devemos cair nela; devemos fugir dela (Tiago 1.13-27).

    É isso...

    Pergunto na certeza de que todo mundo tem algo a ensinar e a aprender.

    E nesse processo de aprendizagem, nós podemos nos ajudar e, pra isso, precisamos estar dispostos a nos aprimorar, não é mesmo?

    Creio ser isso que motiva você a manter esse blog!

    Deus abençoe você e todos os leitores do blog!

    Abraço,
    Priscila Coghi Siqueira

    ResponderExcluir