segunda-feira, 26 de outubro de 2009

RECONHECENDO AS CIRCUNSTANCIAS SEM PERDER A FÉ


RECONHECENDO AS CIRCUNSTANCIAS SEM PERDER A FÉ
Como fomos ministrados na palavra anterior, percebemos que é preciso obediencia e confiança diante de cada direção, promessa ou chamada do Senhor. Porém, ao longo do caminho, assim como nosso querido Abraão, naturalmente olharemos ao redor, reconhecendo as remotas possibilidades das coisas acontecerem conforme o que nos foi prometido. Abraão respondeu ao chamado de Deus, partiu de sua terra, deixou sua parentela, mas sua obediencia e prontidão não resultaram em um cumprimento imediato da palavra do Senhor, ainda existia um caminho a percorrer até que a “terra e a descendencia“ fossem uma realidade. Quanto mais este amigo de Deus partia rumo a palavra, a promessa que lhe fora feita, parecia mais distante, impossivel de vivê-la. Vejamos o texto seguinte:
Romanos 4:19 E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
20 E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus;
21 e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
Embora reconhecendo suas condições, não atentou para nenhuma das impossibilidades, pois sabia que poderoso era quem havia lhe prometido. Que fé, que confiança movia este coração! Mesmo que as circunstancias fossem desfavoraveis e não existissem recursos humanamente visiveis para a promessa se cumprir, ele não deixou de crer.
Quantas vezes as situações que nos cercam nos fazem atentar para as impossibilidades, nos fazendo esquecer que aquele que prometeu, é poderoso para cumprir sua palavra a nosso respeito? Olhar ao redor e não encontrar nada que sustente a promessa do Senhor sobre nós pode ser mortal se não agirmos como Abraão, que não atentou para as dificuldades. Ele não ignorou a realidade, reconheceu e considerou sua condição, mas não permitiu que isso roubasse sua fé, não deixou que nada tornasse menor a visão que ele tinha do Senhor.
Quando Deus nos faz uma promessa não quer dizer que não terá que ser conquistada, Deus tem o melhor para nós, mas um melhor que teremos de conquistar!
Podemos refletir tambem sobre as palavras abaixo:
Marcos 6:45 E logo constrangeu a (obrigou os) seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para a outra banda, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.
46 E, tendo-os despedido, foi ao monte para orar.
47 E, sobrevindo a tarde, estava o barco no meio do mar, e ele, sozinho em terra.
48 E, vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite, aproximou-se deles, (veio a eles) andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante.
Conforme a palavra, foi o próprio Jesus que insistiu que os discipulos partissem, não partindo com eles, mas, indo encontra-los quando percebeu a dificuldade que eles apresentavem de remar. Jesus os obrigou a ir, mandou que partissem para Betsaida, e talvez sabendo das tempestades, depois mesmo de despedi-los foi orar, quem sabe interceder para que eles não temessem, duvidassem do cuidado do Senhor, ou, questionassem se aquela era mesmo a decisão certa, o lugar para o qual deveriam patir. Mesmo com os ventos, sabemos que o senhor os fez chegar do outro lado!
Não podemos deixar que os ventos que balançam o barco nos façam acreditar que chegar do outro lado é impossivel. Quando somos direcioandos por Deus, quando Jesus nos dá a palavra de chegar ao outro lado, podemos ter a certeza de que assim será, independente das tempestades em meio ao caminho.Tanto Abraão como os discípulos foram direcionados, chamados para um desafio, para chegarem a lugares que Deus tinha para eles, mas chegar lá, implicava enfretar impossibilidades e lutas gigantes. Eles reconheceram as dificuldades, até sentiram medo, encararam a realidade mas não perderam a fé. Deus conhecia os limites do corpo de Abraão, conheceia a dificuldade com que os discipulos remavam, mas nada disso poderia impedir que Abraão fosse pai de nações e que os discipulos chegassem em Betsaida. É certo que Abraão tentou cumprir a promessa por seus meios, os discipulos, pensaram que Jesus era um fantasma, mas no momento exato do Senhor agir, a palavra sobre eles se cumpriu, pois fiel é o que prometeu!
Que possamos partir para conquista, para direção de tudo que Deus tem para nossas vidas, não deixando que as dificuldades nos façam peder o foco, perder a fé. Quando respondemos a chamada do Pai com certeza lidaremos com impossibilidades, mas nenhuma delas, poderá ser maior que o poder Daquele que fez a promessa, que no chamou para seu propósito!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário