quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PRIORIDADES E PROPRIEDADES


Todo aquele que deixar casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filho, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna! Mt 19:29 

Este texto está fechando um capitulo que trata a dificuldade que existe no coração do homem em deixar aquilo que é precisoso para ele. Dos versos 16 ao 22, temos o drama de um jovem que deseja seguir a Jesus, mas, conforme a palavra de Deus relata, possuía muitas “propriedades”. 


O problema deste jovem estava no apego ao ter, ao possuir. Por possuir, ter muitas propriedades ele não conseguir tornar-se, ser um discípulo de Jesus. 

Quando não conseguimos enxergar a gravidade que existe quando nossas “propriedades” nos impedem de seguir, ser um verdadeiro discípulo de Jesus, corremos o risco de não cumprir os propósitos de Deus em nossas vidas. 

Aquele jovem deixou que suas propriedades impedissem sua entrada nos reino dos céus, enquanto nós, deixamos de cumprir a vontade do Senhor por possuirmos ainda tantas propriedades em nossos corações. 

Mas será que Jesus estava condenando o ter, o possuir? Podemos imaginar que o problema não está em possuir riquezas, ou, qualquer espécie de “propriedade”, afinal, o antigo testamento revela homens que andavam com Deus e possuíam muitas propriedades. O pRoblema real não está nas propriedades, mas sim, quando elas exercem prioridade no coração! 

Sabemos que onde está nosso tesouro, está também nosso coração (Mt 6:21)! Os tesouros do nosso coração revelam as nossas prioridades! 

Um outro texto bastante interessante, está em Romanos 9: 2 e 3. Vejamos: 

Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne.


O portador da tristeza e contínua dor aqui trata-se de Paulo! Sim, o apóstolo Paulo! Podemos perceber que havia algo muito valioso ao coração do apóstolo: os irmãos! Ele amava as pessoas, eram tesouros para ele! 

A diferença entre Paulo e o Jovem Rico, está além da natureza de suas propriedades. O jovem possuía riquezas, Paulo, pessoas as quais ele amava demais! Porém, a maior diferença se fez na decisão sobre o que seria prioridade na em suas vidas. 

O jovem, por maior que seu desejo de seguir ao Senhor, se tornar um verdadeiro discípulo de Jesus fosse real, não era prioridade. Paulo, por mais amor que tivesse por seus irmãos na carne, escolhera cumprir o propósito, conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor como algo primordial em sua caminhada! 

Enquanto filhos de Deus, cometeremos muitos erros, mas, existe algo que pode nos impedir de sermos discípulos verdadeiros de Jesus: Não amá-LO de todo nosso coração, alma, entendimento e forças! 

Enquanto corrermos, nos esmerarmos em adquirir, preservar, multiplicar nossas propriedades, sejam elas quais forem, nunca conseguiremos dar ao Senhor prioridade que é devida à Ele em nosso coração! Mas quando Deus for prioridade para nós, a consequência não poderá ser outra senão bençãos (autorização para prosperar em diversas áreas de nossas vidas)! 

Como está escrito em Deuteronômio 30:20 - Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais...


Amando ao Senhor, dando ouvidos à sua voz e achegando-se a Ele, reconhecendo que o Senhor é a nossa vida, nosso tesouro de maior valor, conseguiremos, assim como Paulo, ter por perdas todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo!



Que Deus seja a prioridade das nossas vidas, e nada, nenhuma criatura ou criação, nem mesmo nós, possamos nos separar de seu amor, que está em Cristo Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário