segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CORAÇÃO PARTIDO


Existe uma expressão bastante conhecida acerca daqueles que experimentam uma decepção significativa. Costumamos dizer que "fulano" está de "coração partido" quando nos referimos a alguém está enfrentando um momento de dor, de desilusão, decepção, luto ou qualquer espécie de perda ou dano.  

Não raramente, é o nosso coração que se encontra partido. Andamos em meio aos estilhaços e nos perguntamos se algum dia nosso coração ficará inteiro novamente. Leves e momentâneas tribulações que certamente nos resultarão em algo bom na eternidade, cruéis o bastante para nos fazer desejar a eternidade mais rapidamente, mas ainda assim, momentâneas.  

Desventuras da vida: Elas acontecem! Não importa se somos cristãos ou ateus, ou ainda, sem nenhuma definição de espiritualidade, as fatalidades, os corações partidos, estão por toda parte! 

Nenhuma convicção religiosa nos priva de ter o coração partido. A diferença é que quando acreditamos e nos relacionamos com Deus, podemos contar com um milagre para deixá-lo inteiro outra vez! 

Diferente dos amigos perfeitos que procuramos, aqueles que demonstram se importar, mas sabem nos dar espaço quando precisamos ficar um pouco sozinhos, Deus ainda pode fazer aquilo que nem o melhor dos amigos terrenos poderiam: Consertar, curar e nos dar um novo coração! 

Deus é tão bom, que as vezes Ele mesmo nos coloca em situações das quais saímos com um coração estilhaçado. Ele sabe o quanto um coração partido nos torna muito melhores, conhece os benefícios de andarmos pelos pedaços daquilo que precisava mesmo ser transformado! 

Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração (Eclesiastes 7:3).


As vezes coisas boas precisam se perder para que maus hábitos possam partir e novos hábitos, escolhas e comportamentos possam surgir! 

Existe uma texto tão citado (e talvez tão incompreendido), o verso 18 do Salmo 34: "O senhor está perto de um coração quebrantado, dos que têm o espírito abatido"!  

Gostamos da ideia de ter Deus por perto, e comumente oramos: "Deus, dá-me um coração quebrantado"... Temos a doce ilusão de que um coração quebrantado expressa somente nossa dependência de Deus, o reconhecimento de Sua soberania e tudo mais que já conhecemos sobre o vocábulo. Mas esquecemos o que de fato significa quebrantar e abatido. 

Em qualquer dicionário, por mais simples que seja sua edição, nos revela que quebrantar significa cansar, quebrar, extrair a força, e ainda, domar! Abatido significa estar desanimado, humilhado, deprimido ou derrubado. Não me espanta Deus dizer que perecemos por falta de conhecimento (risos)! 

Dificilmente pensamos no quebrantamento por este prisma quando pedimos ao Senhor:"quebranta-me". Mas muitas vezes é assim que estamos: cansados, sem força, quebrados (em pedaços), subjugados ou domados pelas circunstâncias. Nos encontramos no chão (derrubados), humilhados e desanimados com tudo e com todos! 

Deus é tão bom, e justamente por Sua bondade, não nos priva de passarmos por coisas tão avassaladoras como estas. Provamos mais ainda de Sua bondade quando nosso coração está partido por resultado das nossas próprias escolhas ou decisões, e mesmo assim, Ele continua por perto, permanece junto, cuidando de nós! 

Deus aceita a culpa que silenciosamente lançamos sobre Ele, aguenta firme nossas meninices, espera o tempo que desejamos ficar sem comunicação, e o mais importante, não nos deixa ir para tão longe dEle, não nos deixa nos perder ou nos desconectar totalmente do Seu amor! 

Podemos vivenciar os momentos que partem nosso coração de duas maneiras: Com ou sem a presença de Deus, e esta escolha fará toda a diferença! 

Um coração partido pode ser inevitável, mas sempre podemos contar com Aquele que tem a habilidade suprema de transformar coisas "ruins" em boas, ou, ainda elas sejam ruins, faz com que   contribuam para nosso bem! 

Transformarei o lamento deles em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza (Jeremias 31:13).

Embora a salvação do homem seja o maior propósito da vinda de Jesus, restaurar corações partidos também é uma das especialidades do Mestre. Deixe Ele cuidar e restaurar o seu coração!

O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros (Isaías 61:1)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário