terça-feira, 2 de outubro de 2012

A OBRA DA CRUZ

Um dos versos mais impactantes para atualidade se encontra em I Co 15:19:


"Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão".

Vivemos um tempo ditado pelo urgente, tempo em que as conquistas e o acúmulo de riquezas se tornaram a prioridade até mesmo para aqueles que compreendem a ordem de uma busca prioritária pelo reino de Deus e Sua justiça. 

Podemos ser facilmente distanciados da realidade da obra da cruz se não atentarmos para qual foi seu objetivo. É certo que na cruz, juntamente com Jesus, nos foram dadas todas as coisas. Mas muitas vezes temos priorizado as coisas e esquecido de Jesus e da dádiva mais preciosa que recebemos: a salvação! 

Quando esquecemos a supremacia da salvação, deixamos de desfrutar da alegria que temos nela, e então, um vazio começa a existir e rapidamente é preenchido pela frustração. Muitos de nós esquecemos que a obra da cruz não foi para gerar resultados terrenos, mas sim, para abrir as portas do céu! 

A cruz não foi para que pudéssemos ter uma casa própria, carro zero, um novo emprego, um casamento feliz, uma carreira bem sucedida, status ou fama, dinheiro ou tantas outras coisas terrenas e passageiras (embora tudo isso nos seja acrescentado). A obra da cruz foi para que pudéssemos ocupar o lugar que Jesus foi nos preparar ( João 14:3). 

A obra da cruz não foi por algo transitório e terreno, mas por algo celestial e permanente. E a pergunta que devemos nos fazer é: Temos esperado em Cristo somente nesta vida? 

Em II Co 3: 13-16, entendemos que deixar de olhar para aquilo que é transitório é uma das evidência da conversão genuína de uma pessoa. Nosso olhar, nosso coração, precisam focar as coisas do alto, o "véu" precisa ser removido do nosso coração, pois como sabemos, todas as saídas da vida procedem dele! 

Algo particular do apóstolo Paulo nos ajuda ainda a compreender outra realidade: Quando os nossos sentidos e todo nosso ser se rende ao Senhor, nada mais importa, somente que a vida de Jesus se manifeste também em nossa carne! Foi por isso que podemos encontramos os versos abaixo: 

Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal. De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida (2 Co 4:10-12). 




Somente quem morreu para si mesmo, reconhecendo que a obra da cruz requer uma resposta individual daqueles que aceitam ser crucificados com Cristo, está disposto a se entregar à morte diariamente.  Morrer e negar a si mesmo depende do quanto nos deixamos renovar no Senhor diariamente, e o renovo é determinante para não termos a visão da cruz distorcida!

Nos versos seguintes Paulo fala sobre o segredo para não desfalecer na caminhada. Vejamos:


Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia (2 Co 4:16).


Estamos desanimados? Precisamos ter o nosso "homem interior" renovado na verdade da palavra e na realidade da obra da cruz! 

Quando permanecemos alinhados com a obra da cruz e olhamos para o que é eterno, não potencializamos nossas dores, antes, classificamos os sofrimentos como uma semeadura cujos frutos colheremos na eternidade. Assim, podemos fazer uso da declaração de Paulo no verso 17:

"Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles". 




Não potencializar as dores é o que nos possibilita fixar os olhos nas coisas que  não são visíveis, entendendo que as visíveis são temporais, mas as invisíveis são eternas! 

Ser perseguido, estar angustiado, perplexo ou abatido, e ainda assim não ser destruído só é possível para quem descobriu o lugar correto para fixar seu olhar! 

Precisamos nos voltar para cruz, despertar novamente para a simplicidade do evangelho. Conhecemos e reconhecemos a obra da cruz, mas o que precisamos é vivê-la diariamente!


Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus (Colossenses 3:1-3). 






4 comentários:

  1. pelos poder de são cipriano (fulano )se afastara agora definitivamente de (fulana ),que ele não queira mais vela,nem falar ,que ela sinta nojo e odio de (fulano )e tambem não queira mais ve-lo nem falar com ele,que (fulano)sinta odio,nojo e não queira mais ver (fulana )numca mais na sua frente,que (fulano)não queira mais saber de (fulana),que ela tambem nao queira mais saber dele,que um não suporta o outro,que (fulano e fulana) nâo consiga mais nem se falar,que eles percam o contato definitivamente e que se odeiem para sempre.Sao Cipriano confio no seu poder e tenho certeza que meu pedido foi e sempre sera realizado.agradeço por estar trabalhando para mim e vou divulgar seu nome ,Sao cipriano em troca de atender o meu pedido de afastar (fulano de fulana).peço isso aos poderes de SÃO CIPRIANO.AMEM! publicar 4 vezes

    ResponderExcluir
  2. pelos poder de são cipriano (fulano )se afastara agora definitivamente de (fulana ),que ele não queira mais vela,nem falar ,que ela sinta nojo e odio de (fulano )e tambem não queira mais ve-lo nem falar com ele,que (fulano)sinta odio,nojo e não queira mais ver (fulana )numca mais na sua frente,que (fulano)não queira mais saber de (fulana),que ela tambem nao queira mais saber dele,que um não suporta o outro,que (fulano e fulana) nâo consiga mais nem se falar,que eles percam o contato definitivamente e que se odeiem para sempre.Sao Cipriano confio no seu poder e tenho certeza que meu pedido foi e sempre sera realizado.agradeço por estar trabalhando para mim e vou divulgar seu nome ,Sao cipriano em troca de atender o meu pedido de afastar (fulano de fulana).peço isso aos poderes de SÃO CIPRIANO.AMEM! publicar 4 vezes

    ResponderExcluir
  3. pelos poder de são cipriano (fulano )se afastara agora definitivamente de (fulana ),que ele não queira mais vela,nem falar ,que ela sinta nojo e odio de (fulano )e tambem não queira mais ve-lo nem falar com ele,que (fulano)sinta odio,nojo e não queira mais ver (fulana )numca mais na sua frente,que (fulano)não queira mais saber de (fulana),que ela tambem nao queira mais saber dele,que um não suporta o outro,que (fulano e fulana) nâo consiga mais nem se falar,que eles percam o contato definitivamente e que se odeiem para sempre.Sao Cipriano confio no seu poder e tenho certeza que meu pedido foi e sempre sera realizado.agradeço por estar trabalhando para mim e vou divulgar seu nome ,Sao cipriano em troca de atender o meu pedido de afastar (fulano de fulana).peço isso aos poderes de SÃO CIPRIANO.AMEM! publicar 4 vezes

    ResponderExcluir
  4. pelos poder de são cipriano (fulano )se afastara agora definitivamente de (fulana ),que ele não queira mais vela,nem falar ,que ela sinta nojo e odio de (fulano )e tambem não queira mais ve-lo nem falar com ele,que (fulano)sinta odio,nojo e não queira mais ver (fulana )numca mais na sua frente,que (fulano)não queira mais saber de (fulana),que ela tambem nao queira mais saber dele,que um não suporta o outro,que (fulano e fulana) nâo consiga mais nem se falar,que eles percam o contato definitivamente e que se odeiem para sempre.Sao Cipriano confio no seu poder e tenho certeza que meu pedido foi e sempre sera realizado.agradeço por estar trabalhando para mim e vou divulgar seu nome ,Sao cipriano em troca de atender o meu pedido de afastar (fulano de fulana).peço isso aos poderes de SÃO CIPRIANO.AMEM! publicar 4 vezes

    ResponderExcluir