domingo, 28 de março de 2010

Tesouros...


Todos temos o costume de empregar o termo tesouro para o que nos é especial, precioso. Mas será que conhecemos o real sentido da palavra? O dicionário define tesouro como um conjunto de riquezas de qualquer tipo, usualmente dinheiro, jóias, pedras preciosas, algum bem valioso, guardado ou escondido.
Nós costumamos guardar coisas. Fotos favoritas, lembranças, objetos, artigos interessantes... todos nós guardamos alguma coisa. A verdade é que sempre queremos ter algo que possa nos levar de volta, de alguma maneira , ao que nos foi motivo de grande alegria, buscamos riquezas, e quando conseguimos possuí-las, queremos guardá-las de modo que não se perca mais de nossas mãos.

A Bíblia nos fala algo interessante sobre tesouros. Vejamos:

 Mateus 6: 19-21...”Não acumulem para vocês tesouros na terra. Mas acumulem para vocês tesouros no céus, onde a traça e a ferrugem não destroem... Pois onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração”.

A palavra é bem clara, não acumulem tesouros na terra! Parece complexo o sentido dos versos acima, quando vivemos na terra. Como não acumular riquezas terrenas  se somos humanos e habitamos na terra?

Creio que o problema não está em acumular riquezas, mas em deixar que nosso coração se apegue nelas. Todos temos nossas riquezas acumuladas. Guardamos um conjunto de sonhos, lembranças de momentos e pessoas especiais, objetos, bens materiais.  O problema está quando este conjunto de riquezas, nossos tesouros, tornam-se tão importantes, ao ponto de nosso coração doer com a possibilidade de perdê-los. Deus começou a ministrar algo sobre tesouros através de uma situação muito simples, mas que me deixou refletindo sobre à quantas coisas tenho atribuido um valor maior do que deveria.

Tenho morado a pouco mais de um ano distante de minha cidade natal, mais de mil quilometros dos meus familiares. Tudo que vem da minha familia, todos os momentos e objetos, fotos, lembranças ganham muito mais sentido quando se vive longe dos nossos amados. No final ano tive a oportunidade de visitá-los, foram momentos maravilhosos. Trouxe muitas lembranças, momentos que ficaram guardados, mas trouxe tambem objetos, presentes, que de certa forma, me fazem sentir mais perto de cada um. Uma das coisas que ganhei de minha mãe, entre tantas, foi um pote de doce de leite com nozes, um doce que aprecio muito. Aquele doce representava não só uma delicia, mas algo com um significado maior, pois havia ganhado de minha mãe, por isso, não era um doce apenas.

Passado alguns dias, um mês, não me recordo muito bem, o doce foi atacado por fungos. Minha decepção foi tamanha, pois era o doce da mamãe! Depois de uns dias recebi a noticia de que ela viria me visitar, e quando veio, trouxe outro pote de doce. Fiquei muito feliz. Porém, mais uma vez os fungos me venceram, atacaram meu docinho...

Naquele momento Deus me fez lembrar dos versos acima. Não importa o quanto algo seja valioso para nós aqui, tudo o que é terreno, um dia vai perecer. Todo tesouro acumulado na terra, cedo ou tarde, será consumido pela traça, pela ferrugem.

Não havia problema com o doce! O problema estava em que eu passei a considerar aquilo, que procedia de alguém tão importante, algo valioso demais. Era o meu doce!

Uma coisa tão natural, mas que trouxe uma reflexão. Que mais tem ganhado tanta importancia? Quantos doces de nozes tenho acumulado em minha caminhada?

Sabe amados, muito mais que bens, riquezas, e uma variedade de coisas que podemos definir como tesouros, muitos tem acumulado entulhos, tantos medos, ressentimentos, amarguras, desesperanças, sonhos que morreram, tudo tem sido guardado e escondido.
Podemos acumular os teouros, quando são bons e valiosos, desde que saibamos que um dia tudo passará se sua natureza for terrena, e que somente nossos tesouros eternos permanecerão. Mas o maior fardo na vida de alguém é levar guardado, escondido, marcas negativas de situações, desapontamentos, feridas, entre tantas coisas maléficas.

Você pode perguntar, por que alguém iria guardar coisas ruins? Como um conjunto de coisas desagradáveis poderia ser guardado por alguém como se fosse um tesouro? A resposta está no valor que é dado acima do que as coisas, as situações, realmente tem. Como alguém faz de suas feridas e decepções um tesouro?
 Acumulando a dor, as lembranças amargas, os ofensores. As vezes acumulamos, vamos colocando na ponta do lápis um à um dos nossos ofensores, uma à uma das ofensas, não deixamos que nada escape, estamos atentos, sempre identificando e guardando alí, em nosso conjunto de falhas, traiçoes, desconsiderações de que nos consideramos vitimas.
Não estamos de livres de fazer das dificuldades, das crises, das decepções e desilusões um tesouro.

Porém, a biblia nos ensina a acumular tesouros no céus. Um outro texto em João, diz que temos que dar frutos que sejam permanentes, ou seja, frutos que sejam eternos, frutos que fungos, ferrugem e traça não poderão destruir.

Deus não se importa que tenhamos tesouros, Ele quer apenas que não gastemos nosso tempo, nossas forças naquilo que não poderemos levar conosco para onde vamos, para o ceu.

Podemos ainda refletir, que tipo de tesouro então, eu devo acumular?
Cada oração, cada louvor que sai dos nossos lábios, fruto de um coraçao cheio de gratidão, cada serviço que prestamos ao Reino, cada gesto de amor, de compaixão, cada vez que estendemos a mão, que alimentamos o faminto, que choramos com os que choram e nos alegramos com os que se alegram,cada perdido que deixamos o Senhor conquistar atraves de nós, cada provação que suportamos, tudo isso resultará em Glória, como a própria biblia diz, tudo isso pode fazer parte deste conjunto, deste tesouro que não se desfaz, que não pode ser destruido.

Acima de tudo, nossos maiores tesouros são os momentos que passamos ainda aqui, na terra, junto ao Nosso Deus.

 Nosso bem maior foi depositado em nós, ainda que sejamos vasos de barro, somos a morada do Espirito Santo. Este é o maior tesouro de nossas vidas, ter O Consolador, o Amigo Fiel habitando em nós.

É para este Tesouro que habita em nós que devemos viver de maneira agradável, que devemos buscar aquilo que é do alto, para que nada em nós venha entristecê-lo. Toda nossa força, entendimento, devem estar focadas em nos fazer dia após dia, moradas mais agradáveis para Ele.
Buscando acumular tesouros nos céus...Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário