sexta-feira, 5 de março de 2010

Na Casa do Oleiro...Retornando ao Propósito Eterno.

Jeremias  18:2-6

...Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

 E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
 Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.




Conforme o breve texto, o resumo da obra de Rick Warren, tudo começa em Deus, Ele não é apenas o ponto de partida de nossa vida, mas e a fonte dela, pois é NEle que descobrimos a identidade e o propósito para o qual fomos criados.

   Muitos de nós foram atraidos a Jesus não pelo desejo de descobrir seus propósitos, mas porque aqueles propósitos em que acreditavamos se desfizeram. Casamentos desfeirtos, enfermidades, luto,sonhos frustrados, vicios,  insatisfação e descontatentamento. Procuramos e atentamos para o Senhor por não termos mais onde encontrar um sentido na vida, não por entender que Ele é o Caminho, sentido e que NEle temos um propósito eterno, ou seja, que não tem fim.

Antes de entragar nossas vidas ao Senhor, em quem somos livres de uma vida no pecado( palavra que no grego significa justamente errar o alvo), para sermos justiça de Deus ("viver em posição e condição aceitável para Deus”), não tinhamos o conhecimento da boa, perfeita e agradável vontade do Pai para nós, portanto, mesmo sem saber a razão, sabiamos que algo faltava, pois não estavamos no único lugar onde somos completos, no centro da vontade do Senhor.
Mas e quando estamos em Cristo, caminhando com Ele, quando ja temos nossos caminhos endireitados, quando entendemos e vivemos como filhos, povo de Deus, vivendo a identidade DEle para nós e ainda assim nos sentimos vazios, de certa forma gratos, mas no fundo, descontentes com a vida que temos vivido?

|Será que tomamos outro caminho errado, ou quem sabe, novamente nossos sonhos serão frustrados, ou ainda, Deus errou no propósito Dele para nós?

Não é dificil encontrar pessoas conhecedoras do senhor, filhos de Deus,que se encontram amargurados, frustrados, neutralizados e sem direção exata, pessoas que não estão vivendo verdadeiramente o alvo do coração do Pai para elas. Digamos que até começaram certo, partindo de uma nova vida em Cristo, mas que ao longo do caminho erraram mais uma vez o alvo, foram se distanciando da vontade do Criador.

Em Jeremias 18, podemos ver como uma nação, escolhida, chamada por Deus para um propósito peculiar, pôde se desviar tanto dos alvos do Eterno. Deus mesmo disse que poderia fazê-los retorna de seus maus caminhos, mas era necessario que duas coisas acontecessem:

1º-Descer à casa, colocar-se na roda.
Descer fala de retornar dos caminhos maus, reconhecer que é preciso parar e retornar para Aquele que pode dar nos dar uma nova forma. Estar na casa do oleiro, estar na roda , é estar no altar, onde podemos ser moldados, onde podemos ouvir o Pai e redescobrimos a forma original para a qual Ele nos criou, ter restaurada a visão de quem somos e de quem Deus é, para que também voltemos ao Seu propósito.

2º-Ser o  Barro.
Além de descer, temos que "ser o barro", não somente chegarmos ao altar, mas ter um coração quebrantado, reconhecendo que nada somos, que de repente erramos o caminho, não acertamos o alvo, que estamos fora do propósito do Pai. Nos deixar nas mãos do oleiro, nos render à soberania do Senhor, com um coração humilde e dispisposto a obedecer, deixar que Ele dê a forma necessaria ao vaso, de modo que como vasos em suas mãos, cumpramos seus propósitos eternos.

Israael teria que passar por estas etapas, chegar ao altar do Senhor, se colocar como barro. Creio que Deus ainda espera por este dia em que, como Nação, Israel se voltará para o centro da vontade do Pai, se renderá a Yeshua, e desfrutará da benção e da salvação do Senhor.

Mas  e quanto a nossa vida? Quando Deus disse poderia fazer com Israel como fez o oleiro com o barro, a resposta deles foi negativa. Veja: (Verso 12) Mas eles dizem: Não há esperança, porque andaremos segundo as nossas imaginações; e cada um fará segundo o propósito do seu mau coração. Deus estava disposto a recomeçar, mas Israel não.

Talvez temos seguidos caminhos maus, cujo o fim é a morte  e não a vida, e isto explica todo descontentamento com qual  estamos lidando. Começamos com o Senhor, mas nos distanciamos DEle, e agora é preciso retornar, descer à casa do Oleiro, nos aproximar do altar, nos fazer barro, nos render para que Ele nos faça conforme sua vontade, dando a forma necessária para sermos o vaso certo, no lugar exato, onde viveremos, para sua Glória, e nossa alegria completa, o propósito original e eterno DEle para nós.

Que possamos descer à casa do Oleiro e retornar aos propósitos eternos que o Senhor tem para nós.

No amor do Senhor
Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário