terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Problemas na Comunicação

Problemas na comunicação

Dificilmente encontramos alguém que nunca foi mal interpretado em sua expressão, seja ela verbalizada ou não. A maioria de nós já disse algo ou teve uma atitude cuja leitura do mundo exterior, das pessoas a nossa volta, foi exatamente contrária ao que nosso mundo interior desejava expressar.

Incompreendidos, atemorizados, julgados, culpados, machucados e possivelmente sentenciados. O que fazer após a falha e distorção, após uma pane aparentemente irreparável na tão antiga e necessária arte da comunicação?

Qual o escape quando olhamos para o trabalho, para o lar, para nossos relacionamentos e atividades sociais e enxergamos uma confusão de palavras, quando falando o mesmo idioma não compreendemos nem somos compreendidos?

É interessando como a palavra de Deus abre nossos olhos diante das circunstancias, nos fazendo enxergar sempre mais do que aquilo que é visível aos olhos e entendimento humano.

Falar de comunicação, diversidade de línguas e confusão de idiomas nos remete a Torre de Babel.

Quando ponderamos sobre Babel, podemos aprender acerca do poder da comunicação e ter duas maneiras de enxergar as construções e projetos que nem sempre terminam ou resultam na obra prima que sonhávamos.

Vamos analisar o texto:

Gênesis 11: 1-9... Naquele tempo todos os povos falavam uma língua só, todos usavam as mesmas palavras. Alguns partiram do Oriente e chegaram a uma planície em Sinar, onde ficaram morando. Um dia disseram uns aos outros: Vamos, pessoal! Vamos fazer tijolos queimados! Assim, eles tinham tijolos para construir, em vez de pedras, e usavam piche, em vez de massa de pedreiro. Aí disseram: Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro. Então o SENHOR desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente estava construindo. O SENHOR disse assim: Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem. Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de que um não entenda o que o outro está dizendo. Assim, o SENHOR os espalhou pelo mundo inteiro, e eles pararam de construir a cidade. A cidade recebeu o nome de Babel, pois ali o SENHOR atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro...

Entendemos que Deus, pela necessidade de impedir que o povo terminasse o que intentaram, atrapalhou a comunicação, fez com que não mais compreendessem uns aos outros, e assim, a construção foi interrompida.

É certo que a motivação errada fez com que o Senhor, em sua sabedoria, frustrasse o propósito atrapalhando a comunicação. Porém, podemos perceber um fato notório: A comunicação perfeita e alinhada torna qualquer projeto possível, e não há nada que uma mesma linguagem não possa realizar. 

O problema, é que como um grande imitador, satanás também parte deste principio para paralisar os propósitos que Deus estabelece no coração do homem.
Nosso único e astuto inimigo conhece como funciona aquilo que Cristo estabeleceu: a igreja como um corpo, interdependente.

Satanás usa exatamente a comunicação, a distorção dela para interromper propósitos e quebrar, romper relacionamentos.

Temos inúmeros exemplos de que a comunicação é um grande alvo do inimigo. Podemos ter base na reedificação dos muros de Jerusalém. Quando Neemias voltou para este propósito, entre tantas estratégias, a comunicação foi a mais utilizada para frustrar a reconstrução dos muros. Percebemos que através da comunicação direta e indireta o diabo tentou denegrir a imagem, distorcer a identidade, roubar a convicção, fazer com que um senso de incapacidade e inabilidades trouxesse desânimo, cansaço e por fim, a paralisia da obra, do propósito.

Não deveríamos nos surpreender em nossos dias com ataques declarados de satanás, onde em suas ciladas astutas, a comunicação tem sido distorcida e utilizada para causar desentendimentos, divisões, quebra de alianças, desistência de projetos e interrupção de propósitos.

São igrejas divididas, pessoas ofendidos e ressentidas, relacionamentos quebrados, divórcios, ministérios comprometidos, cristãos amargurados e frustrados, empresas falindo, entre tantos acontecimentos que poderíamos citar, todos são conseqüência de um mesmo princípio: Problemas na comunicação!

Isso tudo torna a pergunta do inicio deste texto ainda mais gritante: O que fazer diante dos destroços resultantes de uma comunicação distorcida ou afetada?

Creio que não existem formulas ou receitas. Cada individue tem suas peculiaridades e assim, cada caso é um caso bastante diferenciado. Podemos apenas crer que em meio a uma tentativa de satanás em roubar, matar e destruir, Deus traz a restituição, vida e um RECOMEÇO! 

Existem coisas que a falha na comunicação conseguiu quebrar, coisas para as quais poderá não existir possibilidade de conserto. Mas pertencemos a um Deus que faz coisas impossíveis, Ele é perito em tudo que pertence ao campo das impossibilidades, e aquilo que não pode ser consertado, Ele faz de novo. 

Creio que Deus tem movido nosso coração para termos expectativa quanto ao que Ele pode fazer em relação ao que se quebrou, aos projetos que foram frustrados, às obras que foram paralisadas, aos relacionamentos findados ou prejudicados, aos sonhos adormecidos ou mortos de nossas vidas. 

Há esperança! O Senhor nos garante em sua palavra esperança para o ferido, cura para os enfermos e doentes, alegria para os tristes, um amor que lança fora o medo, uma paz que excede todo entendimento, e muitos outros recursos sobrenaturais que precisamos para continuar, para prosseguir após Babel (confusão), após uma perda, uma destruição, uma decepção, uma frustração, após as impossibilidades!

Tudo é possível para aqueles que crêem no Deus que faz impossíveis.

É totalmente possível continuar, viver o ano que temos pela frente  certos de que diante de Babel ou qualquer outra circunstância, somos muito mais que vencedores, por que Ele nos amou!

Creia! Ainda que problemas na comunicação tenham afetado sua vida de maneira desastrosa, Deus torna em benção e faz todas as coisas contribuírem para seu próprio bem (felicidade, virtude, favor, benefício, proveito)! 

No amor do Senhor, buscando alinhar a comunicação, crendo num RECOMEÇO...
Juliana!

Um comentário:

  1. Juliana, graça e paz.....que lindo e profundo este texto, que noso Senhor continue te usando sempre, um ótimo 2011.
    Abraços
    Sandrão...http://sandrocalhiari.blogspot.com/

    ResponderExcluir