sábado, 3 de setembro de 2011

MAIS DE DEUS


Mais de Deus

Quando nos deparamos com a idéia de buscar, conhecer, receber mais de Deus, podemos refletir sobre certa impossibilidade: Separar Deus (quem Ele é, seu caráter) da presença dEle (sua glória).

Não podemos separar a presença de Deus da manifestação do seu caráter.

Estar em meio à glória de Deus, em sua presença, nos permite conhecer seu caráter, quem Ele é, e ser transformados à sua imagem.

Nessa perspectiva, buscar mais de Deus nos remete a dois níveis ou estágios em Deus:

1ºBuscar por mais da presença, da glória de Deus;
(nível onde nos deleitamos, nos satisfazemos no Senhor - Salmo 37:4)

2ºBusca pelo conhecimento do caráter de Deus;
(nível em que buscamos e conhecemos mais do caráter de Deus, deixando que seu caráter seja manifesto em nossas vidas-Gálatas 2:20)

O primeiro estágio se define em um tempo de deleite, satisfação em Deus. Um período em que buscamos a presença do Senhor porque nos sentimos bem, confortáveis nela. É um nível em que as nossas emoções e vontades não são latentes.

Deus tem prazer em nossa comunhão com Ele, em nos deleitarmos nEle, mas não podemos buscá-LO apenas para satisfação dos desejos do nosso coração, precisamos deixar que em sua presença Ele nos revele quem é, e que seu caráter seja manifesto em nossas vidas.

No primeiro estágio buscamos a presença do Senhor, no segundo, conhecemos e deixamos que seu caráter seja conhecido através de nós.

Quando minha idéia de “mais de Deus” é direcionada em ter mais de seu caráter, a prática de Gálatas 2:20 se torna real: Não vivo eu, mas Cristo vive em mim!

Da satisfação á crucificação! Do nível ainda emocional para o sacrificial.

2 Co 5:18 nos fala que por Cristo fomos reconciliados como Pai. Jesus nos abriu o caminho, nos deu acesso à presença de Deus.

Em João 10:30 Jesus declara que Ele e o Pai são um. Isto nos permite compreender que este mesmo caminho pelo qual podemos estar em Deus possibilita que Jesus viva hoje na Terra. Deixar Deus manifestar seu caráter em nós é deixar Cristo viver através de nós, dando continuidade às obras ainda maiores que Ele disse que faríamos.

Mas quem é o Senhor, qual é o caráter de Deus?

Deus mesmo se denominou uma vez como “EU SOU”.
Não teria maneira melhor para descrever sua grandeza. Porém, entendemos que o caráter de Deus se revela através de seus atributos.

Sabemos que não há apenas um atributo que possa definir o caráter de Deus em todo o seu significado e amplitude.

Os atributos de Deus podem ser comunicáveis, ou seja, transmitidos a suas criaturas, e incomunicáveis, somente Deus os possui.

Manifestar o caráter de Deus é deixar que ele transmita alguns de seus atributos para nós.

Não podemos ser onipresentes ou onipotentes, mas atributos como o amor, a longaminidade, a fidelidade, a santidade, a paz, a bondade, a misericórdia, a paciência e outros, são atributos comunicáveis, ou seja, podemos deixar que sejam manifestos em nós.

Muitas vezes temos um desejo, um anseio ardente por estar na presença de Deus, apenas por reconhecer que não há lugar melhor para estar. Porém, o Senhor aguarda o dia em que nosso anseio por estar com Ele nos fará estar dispostos a morrer para nós mesmos para que Ele possa viver através de nós, Deus anseio pelo dia em que O buscaremos prontos a prosseguir em conhecê-LO.

Em Oséias 6:3, a palavra nos orienta a conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor. Isso deixa claro que não podemos conhecer o caráter de Deus em apenas um momento em sua presença, entendemos que cada momento nEle estaremos prosseguindo, dando continuidade em nossa busca por mais de seu caráter.

E qual a importância de conhecer e ter mais do caráter de Deus em nossos dias?

A primeira e mais importante razão é por não podermos amar ao Senhor sem conhecê-LO.

Conhecer a Deus é que nos capacita a amá-LO. Quando conhecemos seu caráter deixamos de amar ao Senhor por aquilo que Ele faz, e amamos por quem Ele é.

Conhecer o caráter de Deus nos habilita a amá-Lo de todo nosso coração, de toda nossa alma e de todo nosso entendimento.

Outro motivo pelo qual precisamos mais de Deus, do conhecimento e manifestação de seu caráter em nós, é para que possamos cumprir o propósito pelo qual Ele nos fez geração eleita: Manifestar ao mundo quem é o Senhor, ou seja, revelar seu caráter para todos os povos!

Quando buscamos mais do caráter de Deus, quando Cristo vive em nós, Ele mesmo transforma e estabelece sua vontade sobre a família (relacionamentos), sobre a igreja (ministérios) e sobre o mundo (sociedade).

A bíblia diz que a criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Ser filho é ser semelhante! Quando buscamos mais do caráter de Deus nos posicionamos como filhos, marchamos triunfantemente para desfazer as obras malignas, vivemos como a igreja contra qual o inferno não poderá prevalecer.

Famílias, igrejas e o mundo necessitam da manifestação da glória, do caráter de Deus. Os relacionamentos, a sociedade, os ministérios precisam mais de Deus.

Quando buscamos mais de Deus e temos mais de seu caráter em nós, somos pacificadores, justos, bondosos, misericordiosos, mansos, benignos, verdadeiros, santos, amáveis e tudo que podemos ser através da manifestação do caráter de Deus em nós.

As famílias precisam de mais de Deus. Somente através do caráter de Deus é que teremos transformação e restauração nos relacionamentos. Apenas quando houver mais do caráter de Deus nas igrejas é que nos ministérios a competição dará lugar ao crescimento que procede do Senhor. E quando as famílias e as igrejas manifestarem ao mundo quem é o Senhor, teremos uma sociedade transformada pelo poder de Deus, pois o mundo conhecerá quem é o Senhor, e serão, pelo conhecimento de Deus, também filhos dEle.

FAMÍLIA + DEUS (quem Deus é, seu caráter).
                                                                
IGREJA + DEUS (quem Deus é, seu caráter).
                                         =Transformação da Sociedade(MUNDO)

Somos dependentes de Deus, precisamos de sua presença. Mas o que faz a diferença é deixarmos que a presença de Deus, o caráter dEle, seja conhecido onde estivermos.

Quando deixamos que a misericórdia de Deus seja comunicada a nós, é natural não levarmos em conta as ofensas nos relacionamentos, é notório não deixarmos que nosso coração venha se turbar, porque a paz de Deus passa a governar nossas emoções. Quando passamos a manifestar a bondade, o amor, a fidelidade em nossas famílias, nossos lares tornam-se um pedaço do céu porque Deus, através da presença de seu caráter em nós, habita ali.

Quando as igrejas correrem a carreira manifestando o caráter do Senhor, a verdade e a justiça serão estabelecidas, pois a justiça e verdade são a base do seu trono. Assim sendo, não há como a igreja não resplandecer como sal da terra e luz do mundo.


O mundo que o sal e a luz conseguem impactar transforma-se em uma sociedade que teme ao Senhor, pois verdadeiramente conhece quem Ele é, tendo seu destino alterado pelo conhecimento da Glória, do caráter De Deus.

Buscando mais de Deus, Juliana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário