sexta-feira, 11 de maio de 2012

Rejeitando Para Não Ser Rejeitado



Existem duas maneiras, muito frequentes, pelas quais satanás tenta afastar o homem de Deus: Uma é nos convencer, devido às aflições que vivemos, que Deus não é bom. A outra é nos fazer acreditar que não somos bons o bastante para Deus e através do pecado, nos impedir de ter um relacionamento íntimo com o Senhor. 

Estamos sujeitos às aflições de um mundo caído. Jesus nos deixou avisados que teríamos aflições (João 16:33), que enfrentaríamos situações que poderiam abalar nosso ânimo (entusiasmo, coragem). O “mundo” trabalha para distorcer o caráter de Deus para a humanidade. Muitas pessoas questionam, diante das atrocidades vistas em nossos dias, onde está e o que está fazendo um “deus” tão bom, mas que nada faz para impedir tantas crueldades e injustiças na terra. Infelizmente, tal questionamento não é feito apenas por pessoas que nunca foram alcançadas pelo Evangelho, mas também por pessoas que estão dentro das igrejas, que entregaram suas vidas ao Senhor e têm seus nomes escritos no livro da vida! 

Estamos sujeitos a questionar a bondade e a fidelidade de Deus até que entendamos o propósito da Salvação que nos foi dada em Cristo. A obra do Calvário não foi algo para nos livrar das aflições desta vida, mas sim, da ira vindoura, de uma eternidade sem Deus! A realidade é que nada, nenhum sistema mundano ou maligno pode alterar o caráter de Deus, pois Ele é Bom, Santo, Justo, Fiel, Constante e Seu amor dura para sempre! 

Enquanto estivermos no mundo, lidar com as aflições é uma das certezas que temos, mas porque Jesus venceu o mundo, temos uma outra convicção: Podemos lidar com elas tendo bom ânimo! Ter bom ânimo implica encarar as situações sem perder a coragem e o entusiamo, sem deixar de contemplar a beleza da vida e muito mais, sem perder de vista o lugar que Jesus foi nos preparar, um lugar onde não haverá choro, dor , aflições ou morte (Ap 21:4). 

Quando caminhamos crendo que Aquele que nos chamou faz com que todas as coisas contribuam para o propósito dEle em nós (Rm 8:28), não nos deixamor enganar pela mentira de que Deus não é bom ou não se importa com aquilo que enfrentamos em nossas vidas! 

Quando o diabo não consegue nos separar de Deus pela ideia de que Ele não nos ama, ele trabalha para nos fazer ceder ao pecado. Sabemos que a única coisa que nos separa do Senhor e impede que Seu braço trabalhe em nosso favor é o pecado (Is 59:2). Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu único filho para se reconciliar com a humanidade (João 3:16), Jesus morreu pelos nossos pecados e desfez o que nos separava do Pai. Mas existe hoje algo que Ele não pode fazer por nós: Dizer não ao pecado! Jesus nos libertou do pecado para que fôssemos justiça de Deus (2 Co5:21), mas somos nós que devemos decidir e viver esta liberdade que nos foi dada. 

Precisamos rejeitar ao pecado para não sermos rejeitados por Deus! 


Quando cedemos ao pecado, escolhemos nos distanciar do Senhor. Quando não rejeitamos ao pecado, somos rejeitados (não aceitos, não aprovados) por Deus. É forte mas é real! Justamente pela bondade de Deus Ele nos adverte sobre as consequências do pecado. E principalmente pela separação que o pecado faz entre Deus e o homem é que o Senhor abomina as praticas pecaminosas. 

A vida do cristão deve (ou deveria) ser movida pela constante comunicação com o Pai. Refletindo sobre o principal instrumento de relacionamento com Deus, a ORAÇÃO, podemos perceber o quanto é vital rejeitar ao pecado para permanecermos em comunhão com Deus. 

Vamos ver um texto interessante sobre este aspecto: 

Se eu atendesse ao pecado no coração, o Senhor não me ouviria; mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhe dirigi. Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! (Salmos 66:18-20) 


É importante lembrar que pecado é tudo aquilo que é contrário ao propósito e vontade de Deus, é errar o alvo. O salmista compreendeu que ao atender (considerar, aceitar) o pecado em seu coração, ele não poderia ser ouvido pelo Senhor, não teria resposta em aproximar-se. Percebemos ainda que o possível afastamento não seria por falta de amor, mas pela presença do pecado! Quando o salmista decidiu não atender ao pecado, foi ouvido e recebeu a atenção que precisava do Pai, e pôde ainda ter sua convicção no amor do Senhor fortalecida: Deus não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! 

Satanás insiste em no fazer ceder ao pecado porque ele nos separa e impede a nossa comunicação com Deus. O diabo sabe que a oração santifica o cristão, e pela santificação, somos levados a orar mais ainda. 

Não podemos nos aproximar de Deus de qualquer maneira! Precisamos nos aproximar em santidade, sabendo que de fato temos chegado diante dEle! Não devemos ser pecadores lutando para ser santos, mas precisamos ser santos, lutando, rejeitando ao pecado! 

Quando rejeitamos ao pecado e vivemos em santidade estamos cumprindo a palavra. Santidade é algo que envolve todas as áreas de nossas vidas, pois ela deve reger todos os nossos caminhos, partindo do nosso coração. 

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1:15-16) 

A palavra de Deus nos instrui a guardar o nosso coração: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida". (Pv 4.23). Ela não diz para pedirmos que Deus o faça, mas é algo que nós devemos fazer. Quando não atendemos ao pecado, não o aceitamos ou permitimos que ele tome nosso coração, estamos de fato guardando o nosso coração! É nossa responsabilidade guardar o coração, e rejeitar ao pecado é uma das maneiras pelas quais podemos guardá-lo! 

Tudo depende do nosso coração. A fidelidade e infidelidade começam nele, na verdade, tudo começa no coração! A escolha de rejeitar ao pecado e viver em santidade ao Senhor começa no coração, quando em oração, adoração e leitura da palavra, somos movidos a buscar a cada dia mais viver a vontade do Criador e Senhor das nossas vidas! 


Que possamos viver de fato REJEITANDO ao pecado PARA NÃO SERMOS REJEITADOS! 


Lembre-se: 

A PERSISTÊNCIA DE SATANÁS EM IMPEDIR QUE OS CRENTES PERSEVEREM NA ORAÇÃO TEM UMA ÚNICA RAZÃO: A ORAÇÃO SANTIFICA O CRISTÃO E A SANTIFICAÇÃO NOS MOVE A ORAR AINDA MAIS!


Em Cristo, Juliana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário