segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Obediência, Uma Atitude Correta e a Cura!


Quando nos deparamos com o livro de João, capitulo nove, podemos aprender algo sobre a falta de visão, ou, uma visão errada de nós mesmos, de Deus, das pessoas e das situações que vivemos. Embora o contexto fale de uma cegueira física e de nascença, gostaria de abordar a cegueira espiritual e emocional que podemos desenvolver em meio a nossa existência.

Todo capitulo fala sobre um homem, cego de nascença, que foi encontrado por Jesus e curado por Ele, mas em meio ao relato deste acontecimento, algumas coisas podem nos mover de lugar, nos alertar quanto a nossa própria falta de visão. Vejamos: 


1- Jesus nos vê nas “cegueiras” da vida (Jo 9:1); 

Sabemos que por sua limitação, era impossível que o cego avistasse Jesus. Mesmo tendo ouvido falar de sua fama, aquele homem não tinha a condição de vê-lO e então ir em sua direção. É interessante ver no verso 1 que Jesus, enquanto passava, “viu” aquele homem. Certamente este “ver” foi muito além do que era óbvio. Jesus viu (examinou, percebeu, notou, conheceu) e não apenas olhou para aquele homem. 

Muitas vezes estamos vivendo situações em que não conseguimos mais ter uma visão alinhada, ver as coisas, as pessoas e o próprio Deus na perspectiva correta. São momentos em que nossa visão distorcida nos faz ser semelhantes a este cego de nascença, e ainda que Jesus esteja diante de nossos olhos, não conseguimos reconhecê-lO. Mas em sua bondade, Ele nos vê em nossa limitação e inicia um processo de restauração e cura muitas vezes longe do que nos parece lógico ou viável, mas que nos mudará de lugar! Jesus usou algo natural, terreno e humano: Cuspi e terra! Mas isso era o ponto de partida para o milagre na vida deste homem. 


2- Algumas coisas que nos acontecem não são juízo, consequência ou castigo, mas uma maneira para que a obra de Deus se realiza em nossas vidas (Jo 9:3); 

Quando enfrentamos uma situação como esta cegueira, uma limitação (da espécie que for) pela qual não possamos nos mover ou viver a vida em sua plenitude, nossa tendência é culpar as pessoas, Deus ou a nós mesmos. Quando Jesus viu aquele homem, os discípulos imediatamente questionaram a razão por ele se encontrar naquele estado. A resposta de Jesus foi tão esclarecedora quanto libertadora: Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele (v.3)! 

Muitas circunstancias que vivemos são frutos de escolhas, atitudes, decisões e comportamentos errados. Mas as vezes uma limitação existe apenas para que a obra de Jesus Cristo, a obra que foi consumada no Calvário, venha se manifestar em nossa existência. Algumas situações são para que nós mesmos e aqueles que estão ao nosso redor percebam e tenham a convicção de que O CALVÁRIO NÃO FOI EM VÃO! 


3- Quando recebemos um comando devemos obedecer! Quando Jesus deseja mudar o nosso estado, há uma responsabilidade, uma atitude que é nossa (Jo 9:7); 

Não temos o relato de um diálogo longo entre Jesus e o cego, mas quando Ele colocou a mistura de saliva e terra nos olhos daquele homem, ordenou que ele fosse ao tanque de Siloé e lavasse os olhos. Percebemos que havia algo entre a cegueira e cura daquele cego: a obediência e sujeição! Aquele homem deveria obedecer ao comando de ir ao tanque e lavar ali seus olhos. 

Podemos aprender algo valioso: As vezes a cura que desejamos depende de obedecermos um comando do Senhor! Havia um lugar específico e uma atitude que determinariam a cura, a restauração daquele homem. Deus normalmente nos sinaliza onde devemos ir, qual o lugar, qual o ponto onde devemos retornar ou alcançar e quais atitudes devemos ter para sermos curados das “cegueiras da vida”. Não bastava ser tocado por Jesus, era necessário ir ao tanque e se lavar! 


4- Um encontro com Jesus, a obediência e uma atitude correta resultam no milagre, na obra que Deus deseja fazer (Jo 9:11); 


Se aquele cego não tivesse obedecido ao comando de ir ao tanque, ou talvez, fosse se lavar em outro lugar, a cura possivelmente não teria acontecido. O cego obedeceu e se moveu ao tanque de Siloé, ali lavou seus olhos e então sua visão foi restaurada.

Não foi apenas o encontro com Jesus que mudaria a história daquele cego, mas sim, obedecê-lo e ter uma atitude correta!


Para vivermos os milagres que Deus tem para nós, ou ainda, vencermos limitações que há tantos anos enfrentamos, precisamos ter um encontro com Jesus (receber daquilo que Ele nos deu na Cruz do Calvário), ir ao lugar que Ele deseja que estejamos (obedecer ao comando), e ter uma atitude correta (fazer aquilo que Ele falou)! 

Devemos nos encontrar com Ele, ir e fazer aquilo que Ele direcionou!



Conclusão:

Por mais perdidos e cegos que estejamos, Jesus, nosso amado Salvador, nos encontra e nos dá um caminho de cura, de restauração para nossa visão. Seja nossa visão emocional (ligada à maneira como enxergamos as pessoas com as quais nos relacionamos), ou, nossa visão espiritual (como vemos a Deus, seus planos e propósitos, sua vontade, nossa visão de reino), precisam ser renovadas e alinhadas de tempos em tempos. 

Não podemos deixar que as circunstancias nos ceguem ao ponto de não reconhecermos Jesus. Mas devemos nos achegar a Ele sempre que detectarmos um simples embaçamento nas vistas, para evitar que a cegueira nos deixe fora de rota, e venhamos nos desviar do propósito ou errar o alvo! 

Algumas coisas podem acontecer para que a obra dEle se manifeste em nossas vidas, e quando nos rendemos diante do Senhor, obedecemos e temos uma atitude correta, experimentamos o milagre, a grande obra que Ele mesmo deseja realizar em nós! 


Em Cristo, Juliana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário