domingo, 8 de julho de 2012

ATITUDES PARA UMA VIDA BEM SUCEDIDA!


Cada um de nós almeja uma vida feliz, bem sucedida. Deus, em Sua palavra, também nos revela que os planos dEle para nós são bons, para nos fazer chegar ao que nós mesmos desejamos, porém, por caminhos mais altos, que Ele mesmo determina.

Em todas as etapas da vida, nossas atitudes serão determinantes: Colhemos aquilo que semeamos, agimos (temos uma atitude) e conforme nossa ação, a vida tem uma reação! As vezes, inexperientes em tantas áreas, não discernimos quais atitudes devemos tomar em determinados momentos, e acabamos lidando com fracassos.

Justamente por isso, precisamos estar atentos à palavra de Deus, deixar que ela seja a bússola das nossas atitudes, dos nossos caminhos! 

Sempre quando a bíblia nos dá uma direção ou enfatiza alguma atitude, é porque elas serão um fator indispensável em nossa caminhada!

Algumas orientações muito claras estão em Hb 12: 1-2, vejamos:

Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Os dois versos revelam orientações importantes, tais como:

  • Nos livrar do que nos atrapalha, e do pecado que nos envolve;
  • Correr com perseverança a carreira que nos é proposta;
  • Ter os olhos fitos em Jesus;
  • Suportar a cruz;
  • Desprezar a vergonha.

Para que as orientações ou atitudes sejam melhor compreendidas e o mais importante, praticadas, vamos analisar cada uma delas detalhadamente!


1-    Nos livrar do que atrapalha e do pecado que envolve:

Podemos compreender que algumas coisas, ainda que não seja pecado, nos atrapalham. Podem ser um grande empecilho para nós, nos impedindo de viver a vontade de Deus ou cumprir seus propósitos. Deixar aquilo que nos atrapalha pode ser muito difícil, pois não é algo necessariamente errado, mas é algo que nós mesmos deveremos discernir e decidir renunciar, lançar fora da nossa vida!

Já com o pecado que nos envolve (enlaça, é atraente, nos abraça), não temos escolha. Livramos-nos dele, ou somos dominados e mortos por ele! A bíblia diz que o aguilhão da morte é o pecado (I Co 15:56), ou seja, é pelo pecado que a morte (espiritual) nos alcança. Por isso, é impossível uma vida feliz e bem sucedida se estivermos enlaçados em pecados!


2-    Correr com perseverança a carreira proposta:

Quando se fala em corrida, se fala em treino, preparo, dedicação, disciplina, desgaste, cansaço, contusões, vitórias, derrotas e muito esforço! Correr implica muito além disso, por isso, a perseverança será necessária.

Existem momentos na vida em que não enxergaremos possibilidades de terminar a carreira que nos foi proposta. Momentos em que as derrotas tentarão nos assombrar, o desgaste nos parar, as contusões nos deixar fora da corrida, o cansaço minar nosso potencial e até as vitórias, podem tentar nos impedir de partir para conquistas maiores ainda! Por isso, se desejamos correr, teremos de correr com perseverança! Se a perseverança não estiver presente em nossa corrida e cumprimento da carreira proposta, ficaremos pela metade do caminho! 

3-    Ter os olhos fitos em Jesus:

Pedro andando sobre as águas é o maior exemplo acerca dos prejuízos resultantes do desviar os olhos de Jesus. Ele estava em seu melhor momento, andando sobre águas, fazendo o que nem outro, senão o próprio Mestre, havia feito. Sabemos, porém, que ao desviar o olhar de Jesus, atentou para a intensidade dos ventos ao seu redor, e com os olhos na tempestade e o coração atemorizado, afundou!

Podemos afundar em muitos aspectos se não mantivermos os olhos em Jesus! Em todas as áreas da nossa vida, corremos o risco de não olhar para o Senhor, e isso, às vezes revela que não temos esperado dEle o socorro que precisamos. As tempestades acontecem, é algo natural na vida de todos, mas onde fitamos os olhos irá determinar como lidaremos com ela!

Como o salmista (Sl 121), devemos elevar nossos olhos e saber que o socorro vem do Senhor, Aquele que fez o céu e a terra e pode fazer por nós muito mais de tudo aquilo que pedimos ou pensamos!


4-     Suportar a Cruz:

Percebemos que Jesus realizou muitas coisas em seu ministério, mas a consumação de sua obra foi na cruz. Se a missão de Jesus envolveu a cruz (morte, renúncia, entrega e sacrifício), devemos estar preparados para suportar a cruz em nossa caminhada!

Nosso sucesso dependerá ou estará intimamente ligado à cruz. Mais que qualquer outra coisa, a cruz é um lugar de morte. Para viver a vontade de Deus e sermos bem sucedidos, precisamos morrer para que Cristo possa viver em nós. Devemos renunciar nossas vontades para que possamos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade do Pai!

Cada um conhece a sua cruz. Mas uma coisa é comum para todos nós:

...quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim (Mt 10:38).

Cumprir os propósitos de Deus é o fator principal para uma vida bem sucedida, mas suportar a cruz, será a atitude fundamental para que possamos completar aquilo que Deus confiou em nossas mãos!  


5-    Desprezar a afronta:

Desprezar significa rejeitar, não aceitar algo. Existem muitas maneiras de rejeitar ou não aceitar as coisas, mas a melhor definição para esta atitude de Jesus, de desprezar a afronta, é não levar em conta.

O problema da maioria das pessoas, é que ao invés de desprezar (esquecer, não registrar) as ofensas, faz um memorial, um dossiê contra seus ofensores.

Quando não desprezamos as ofensas, além de sermos pessoas com as quais ou outros estão sempre temerosos em se relacionar, estamos impedidos de receber o perdão do Senhor, que é condicional ao quanto perdoamos as pessoas (Mateus 6:14).

Desprezar a afronta é uma atitude que procede do caráter do próprio Deus. A palavra diz que Ele lança as nossas ofensas (pecados) no mar do esquecimento, e para o mesmo lugar que devemos lançar a ofensa direcionada a nós.

O mais importante, é que quando desprezamos a afronta, rejeitamos apenas a ofensa e não o ofensor, e isso nos permite preservar não apenas o relacionamento com as pessoas, mas com o próprio Deus!



Conclusão:

Muitas pessoas têm acesso ao conhecimento, às orientações e caminhos que nos permitem ser bem sucedidos.  Porém, poucos conseguem ter sucesso ou caminhar em vitória, e o que separa os bem sucedidos dos fracassados, são as atitudes. A atitude primordial é a prática daquilo que aprendemos!

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Mateus 7:24

Uma vida bem sucedida é semelhante à edificação de uma casa na rocha. Podem vir os ventos, combates e tempestades, mas nada poderá derribá-la. E esta edificação em terreno sólido, é a pratica da Palavra de Deus! Os mandamentos, princípios e verdades nos possibilitam um caminho de vitória, mas nossas vitórias estarão relacionadas ao quanto da palavra iremos praticar!


Buscando viver firmada na Rocha, Juliana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário