terça-feira, 25 de setembro de 2012

DESCONFIANÇA, INCREDULIDADE E A QUEDA!

Toda humanidade sofre os efeitos da queda do primeiro homem (Adão), e isso independe de suas convicções ou crenças religiosas, até mesmo da ausência delas. 

A verdade é que pela ofensa de um homem, todos nós morremos. Adão e Eva (que se deixou enganar primeiro), se ofenderam, se magoaram com Deus. Satanás lançou a ideia de que talvez Deus não fosse tão bom, ou, que não estava realmente interessado no melhor para eles e sim, em manter Sua soberania, evitando possíveis competidores que fossem como Ele. A serpente colocou em "xeque" a bondade do Criador, e a maneira como Adão e Eva reagiram a isso, a essa ofensa que acalentaram no coração, determinou não apenas o futuro deles, mas de toda humanidade. 


Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. (Romanos 5:12)

Ficamos perplexos ao imaginar como, mesmo desfrutando de um discipulado pessoal com o Criador, eles puderam duvidar da bondade e do amor de Deus. Mas se atentarmos mais profundamente para o nosso coração, talvez possamos encontrar a mesma desconfiança, a mesma incredulidade acerca do Senhor. Será que Ele é bom mesmo? Como pode ser se passamos por tantas situações ruins? São questionamentos que não confessamos, mas as vezes abrigamos em nosso coração. 

Da mesma forma que a serpente atuou no Éden, procura nos enganar atualmente. O processo pode ser diferente, mas a origem é a mesma. Tudo depende da reação que temos diante da tentativa de Satanás em nos fazer desconfiar ou não acreditar no amor de Deus, e também das pessoas. Não seria exagero ou heresia acreditar que todos os males que enfrentamos estão ligados a desconfiança ou incredulidade acerca do amor e da bondade de Deus. 

Podemos ver mais claramente quando analisamos os passos da queda. Vejamos o texto:

Disse a serpente à mulher: Certamente não morrerão! (Gênesis 3:4)


Depois de perguntar o que Deus havia falado, a serpente lança a semente que gerou a desconfiança no coração de Eva: "Certamente não morrerão"! Se nos colocarmos no lugar de Eva, perceberemos como foi fácil se deixar enganar. A serpente não disse que Deus mentiu, mas disse que certamente Ele não estava certo em determinar as coisas daquela maneira. O trabalho da serpente foi pequeno. Lançar uma pequena semente foi o bastante para que Eva imaginasse o resto. Quando Eva se deparou com esta afirmação, provavelmente começou a desconfiar dos motivos pelos quais Deus havia ordenado que ficassem longe da árvore do conhecimento. Eva desconfiou do caráter de Deus, das intenções do Senhor! 

Com a desconfiança instalada, o caminho estava aberto para a chegada da incredulidade e consequentemente, a rebeldia ou desobediência. O versos seguintes revelam os efeitos da afirmação da serpente:


Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal.Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. (Gênesis 3:5,6)


Bastou uma declaração da serpente e tudo que Adão e Eva conheciam de Deus se esvaiu. Eva aceitou a ideia da serpente, desconfiou de Deus. Deixou de acreditar naquilo que Deus disse, estava incrédula quanto às consequências que Deus havia alertado. A incredulidade deu vazão para o próximo passo: a rebeldia. Eva desobedeceu ao Senhor, tomou o fruto e deu também para Adão! E assim a queda aconteceu...

Sofremos as consequências dessa queda, mas podemos também aprender com ela. Vejamos alguns pontos acerca dos quais precisamos estar alerta, fazendo uma leitura geral de Gênesis 3: 

1º -Toda queda é fruto da desconfiança e incredulidade acerca do amor, da bondade, do caráter de Deus (versos 4,5)!

2º - A rebeldia, a desobediência e a independência (afinal, Eva comeu o fruto antes de consultar Adão, agiu de maneira independente) estão intimamente ligadas à dúvida do amor, da bondade de Deus (e também da pessoas). 

3º- A rebeldia e a independência sempre procuram por aliados. Depois de desobedecer, Eva carrega Adão para seu mal caminho, quando deixou de consultar passou a coordenar o marido (verso 6).  

4º- Depois da queda, a primeira atitude de ambos foi o afastamento. Eles se esconderam quando ouviram a voz do Senhor, e com isso, entendemos que o isolamento revela o fruto da rebeldia, a separação! Após desobedecer, pecar contra Deus, "precisavam" ficar longe para não serem descobertos. 

5º- O afastamento revela que o amor foi substituído pelo medo.Toda vez que sentimos medo de Deus é porque deixamos de acreditar ou não estamos aperfeiçoados em Seu amor (verso 10).

6º- É impossível existir confissão onde há medo. A incredulidade acerca do amor resulta na incapacidade de confissão, então, começamos a culpar os outros. Adão culpou Eva, que por sua vez, culpou a serpente... (verso 12,13).


Não estamos isentos de encontrar alguns, todos ou diversos desses pontos em nossa caminhada. É triste reconhecer, mas precisamos crer e confiar na bondade de Deus que nos leva ao arrependimento para que sejamos sarados. 


É fato que Adão, Eva e a serpente arcaram com as consequências de suas ações e reações. Mas Deus, em sua misericórdia, ainda guardou Adão e Eva, e toda humanidade de se eternizarem dessa maneira: Caídos e distantes do Senhor. 


No verso 22 percebemos que Deus os tirou do jardim do Éden e reforçou a guarda ao redor da árvore da vida. Por quê? Porque a maneira como chegamos até ela e dela comemos, é maneira pela qual viveremos toda eternidade! 

Somente após o segundo Adão, Jesus Cristo, é que podemos retornar a Deus, e então, reconciliados com Ele, podemos comer da árvore da vida e desfrutar de uma eternidade ao Seu lado! Aleluia!!! 

Não duvide da bondade, do amor, do caráter Santo do Senhor! Ele é o amor, sua bondade dura para sempre e todos os nossos dias estão escritos em Seu livro. Nenhum dia mau pode ter o poder de nos fazer questionar o Deus que é sempre BOM! 

"Você pode ser enganado se confiar demais, mas viverá atormentado se não confiar o suficiente" (Frank Crane)

Deus abençoe, Juliana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário