segunda-feira, 2 de julho de 2012

A PERFEITA VONTADE DE DEUS


Todos nós já ouvimos falar acerca do principe encantado ou da Cinderela. O homem ou a mulher ideal, o relacionamento perfeito, o mito do “felizes para sempre”. Mas sabemos que na realidade as coisas são bem diferentes.

A verdade é que nunca reconheceremos aquilo que Deus tem para nós enquanto estivermos procurando aquilo que desejamos, ou, o que pensamos desejar.

As vezes idealizamos algo durante toda nossa vida, e um dia descobrimos que aquilo que sonhamos e por tanto tempo esperamos, não era o que realmente desejávamos! Precisamos encarar a realidade:

O par perfeito, o principe (ou princesa) do cavalo branco não existem, mas existe a PERFEITA vontade de Deus!

O plano de Deus para nós não é que possamos encontrar uma pessoa perfeita (porque nem mesmo nós somos perfeitos), mas que possamos encontrar, nos satisfazer e sermos plenos em sua “perfeita vontade”(e isso não significa uma vida fasccinante, só de alegrias e bons momentos)!


Precisamos renunciar todos os conceitos que temos quanto ao nosso futuro familiar para que estejamos abertos ao que o Senhor deseja nos dar (ou, abertos à renúncia do nosso direito de nos casar).

A vontade perfeita de Deus pode não necessariamente ser uma pessoa, mas sim, o tipo de relacionamento, a vida conjugal que iremos desfrutar!


Mas como vencer o mito do principe do cavalo branco e reconhecer a vontade perfeita de Deus? Renunciando toda fantasia, toda imagem que criamos da pessoa “perfeita” para nós!


Mas se os príncipes e princesas não existem, quais características devemos buscar em uma pessoa, para que juntamente com ela possamos viver a vontade do Senhor?

Antes de analisarmos características que devemos buscar nas pessoas com quem desejamos viver o resto de nossas vidas, vamos conhecer um pouco mais de uma casal que viveu a perfeita vontade de Deus: José e Maria!

José e Maria. Solteiros, porém, comprometidos um com o outro! Enquanto solteiros, devida às circunstancias que a bíblia nos relata, cuidavam em agradar ao Senhor, e muito provavelmente, por esta razão foram escolhidos para serem pais do Filho de Deus!

Deus não procurou unir pessoas pefeitas, mas unir propósitos! Ambos possuiam características pelas quais Deus resolveu lhes confiar a vida, o cuidado, a educação de Jesus.

Por maiores que foram as dificuldades que José e Maria enfrentaram devido a tutela de Jesus, permaneceram firmes e juntos, cumprindo e vivendo a perfeita vontade de Deus!

Pelas características particulares de cada um, o Senhor os uniu para um propósito maior!


E quais são as características mais marcantes deste homem e desta mulher escolhidos para uma missão tão honrosa?

Temor a Deus e Caráter!


Vamos analisar cada uma destas características especificamente:

O Temor ao Senhor:

Esta alvez seja a pricipal característica que devemos encontrar na pessoa com quem decidimos viver uma vida inteira. Primeiro, porque nos livrará de viver em jugo desigual (estar com um descrente, pessoa que não considera ou acredita em Deus - II Coríntios 6:14-16). Segundo, porque a recompensa do temor é riqueza, a honra e a vida (Pv 22:4).

O Salmo 112 também descreve diversos benefícios de temer ao Senhor, mas precisamos entender o que é temer a Deus de fato.

Temer a Deus não é ter medo dEle, mas reconhecer que existe um Deus único, verdadeiro, Criador e Senhor absoluto sobre todo o universo. É ter a consciencia de que a nossa vida e tudo quanto existe dependem daquele que vive e reina para sempre. Temer a Deus implica confiança absoluta nELe e em Seu amor.

Aquele que teme ao Senhor é sábio (Pv 9:10), piedoso, honesto, verdadeiro, amoroso, generoso, justo, misericorsdioso e evita o mal ( Pv 16:6)!

O temor do Senhor é algo que precisa ser real e notório na vida de alguém com quem desejamos compartilhar nossa jornada pelos resto dos nossos dias!


Caráter:

Caráter fala de características. É um conjunto de hábitos adquiridos ou desenvolvidos ao longo do tempo que define quem "é" a pessoa.

Podemos comparar o caráter ao alicerce ou fundação de um prédio que, depois de construído ninguém enxerga, mas é a base de sustentação, é a segurança da construção.

O caráter de uma pessoa, portanto, não apenas define quem ela é, mas também descreve seu estado moral e distingue das demais de seu grupo (Pv 11.17; 12.2; 14.14; 20.27)

Um caráter íntegro implica ser correto em todas as atitudes. Ninguém acerta sempre, mas aquele cujo caráter é integro, sempre agirá buscando acertar!

"Nosso caráter é um presságio de nosso destino, e quanto maior a integridade que temos e mantemos, mais fácil e nobre este destino tem probabilidade de ser." (George Santayana)

O caráter determina então, os caminhos que uma pessoa irá percorrer. A bíblia diz que o homem perverso não tem caráter e anda de uma lado para o outro, fazendo coisas erradas (Pv 6:12).

Mas como o caráter se manifesta?

De quatro formas diferentes:

Através dos valores - o código de valores que cada pessoa escolhe como bússola orientadora da sua vida moral determina a qualidade do seucaráter.
Através das motivações - mais importante do que aquilo que o homem faz é o "motivo"por trás das suas ações.
Através das atitudes - o caráter dá a direção para as nossas atitudes, sejam elas positivas ou negativas.
Ações demonstradas - as ações revelam quem somos. Não é possível separar caráter das ações de uma pessoa.

Conclusão:

Frequentemente, os jovens escolhem seus namorados na base da aparência física. Rapazes querem namorar mulheres com corpo bem feito e feições atraentes. As moças querem namorar homens com corpo forte e feições elegantes. Infelizmente, a atração física não é uma garantia de que um jovem será um bom esposo ou de que uma moça venha a ser uma boa esposa.

Não é errado, certamente, ser-se atraído pela beleza física, mas o bom caráter é o que dá a felicidade no casamento!

Devemos desistir de toda ilusão acerca dos relacionamentos e buscar a vontade de Deus para nós, crendo que muito mais que satisfazer os desejos do nosso coração, Ele deseja estabelecer um propósito maior nos proporcionando um namoro, um noivado e um casamento alicerçados nEle!

A vida que vivemos deve ser vivida para Deus, inclusive nosso namoro, noivado e casamento. A nossa união com outra pessoa não deve ser para agradar apenas a nós mesmos, mas para cumprir um propósito maior por meio desta união! Muito mais que unir pessoas, Deus deseja unir propósitos!

Entregue seu direito de encontrar alguém ao Senhor, todo seu caminho a Ele. Deixe que Deus mesmo faça todas as coisas! (Salmo 37:5)! 

Desejando a perfeita vontade de Deus, Juliana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário