segunda-feira, 23 de abril de 2012

Buscando o Sobrenatural

É comum no meio cristão ouvirmos o termo "sobrenatural". Vivemos a busca pelo sobrenatural, mas será que buscamos de maneira correta? Será que existe uma visão distorcida acerca do que é sobrenatural, ou do sobrenatural que realmente faz a diferença para a igreja, para o cristão?

As vezes buscamos estar onde o "mover" é palpável! Queremos ver sinais de que Deus se move no meio da igreja, queremos sentir ("emocionalmente") que O Espírito Santo realmente está agindo no ajuntamento em que estamos. Mas Deus nem sempre se move da maneira em que estamos acostumados ou desejamos. As vezes o arrepio não vem, as lágrimas não descem, as vezes simplesmente não se sente NADA! E são em momentos como esse, em que aparentemente nada acontece, que somos tentados a pensar ou supor que Deus não manifestou Sua glória!

Não apenas em grandes ajuntamento, mas em momentos de intimidade com o Senhor, somos propensos a ideia de que só foram válidos ou efetivos se sentimos alguma coisa! A verdade é que em muitas situações para quais o Senhor mesmo nos levará, não iremos sentir muitas coisas, as vezes nem mesmo sentiremos que Ele está perto de nós! O que precisamos compreender é que a presença de Deus não está vinculada ao sentimento (percepção, sensação), mas à Sua fidelidade! Ele está conosco todos os dias, está perto de nós porque nos prometeu isso em Sua Palavra (Mt 28:20)!  



Podemos mudar totalmente nossa perspectiva do que é sobrenatural começando pelo entendimento do real significado da palavra. Sobrenatural é algo que exige além das forças naturais, algo anormal, acima do natural! 

O sobrenatural se manifesta quando o natural não possui subsídios para uma determinada situação. Quando desejamos e buscamos viver o sobrenatural, podemos esperar por circunstancias que exigirão mais do que a nossa natureza carnal poderá oferecer! Deus anseia nos levar ao sobrenatural que Ele tem disponível para nossa vida diária, muito além de arrepios e ventos!

É o sobrenatural que possibilita uma pessoa destinada a morte, experimentar a cura! É sobrenatural perdoar o cônjuge que agiu com infidelidade, oferecer a outra face aos que nos feriram, perdoar a mãe abandonou, o pai rígido e severo demais, o patrão injusto, o amigo que não se importou, o líder ou pastor que deveriam ter cuidado, a pessoa que deveria ter valorizado, amado e tantas outras coisas que foram ou não realizadas.

Diariamente vivemos situações em que o sobrenatural precisa se manifestar, primeiro em nosso CORAÇÃO, depois, em nossas ATITUDES! 

Tudo aquilo que não é natural do homem, irá precisar do sobrenatural que temos em Deus!

Se olharmos e dependermos da nossa natureza carnal, daquilo que é natural da humanidade, dificilmente poderemos amar, perdoar, ser humildes, mansos, pacientes, doadores, confiáveis, fiéis, amigáveis, justos, santos, e tantas outras virtudes que precisamos para ter uma vida plena.

Não é natural para nós perdoarmos, mas nos vingar quando alguém fere o nosso coração, trai a nossa confiança, age injustamente ou nos engana em algum negócio. Pelo natural queremos vingança e justiça! Então, somente pelo sobrenatural, por algo acima das nossas forças, o poder de Deus em nós, podemos ir contra a nossa própria natureza e perdoarmos! 

Acredito que Deus deseja que vivamos o sobrenatural, individualmente e como igreja. Não apenas momentos em que sentimos, temos sensações boas (arrepios, choro, riso, emoções), mas momentos em que nos levantamos da dor, da decepção, da frustração, do desânimo, da tristeza, das injustiças, das feridas, dos medos, das mágoas e ressentimentos e de maneira sobrenatural, decidimos perdoar, nos humilhar, nos doar, amar, nos alegrar, seguir em frente, não levar em conta! 

Somente pelo sobrenatural conseguiremos amar como Jesus amou, e consequentemente, nos entregar como Ele se entregou ao propósito do Pai. Jesus, mesmo sabendo o pior e o melhor da humanidade, escolheu morrer por ela (João 2:25). A cruz foi algo sobrenatural! 

Não é da natureza do homem perdoar, não levar em conta, se humilhar... Estas são atitudes, decisões que precisam ser geradas pelo SOBRENATURAL, pelo poder de Cristo em nós! Esse é desejo do coração do Pai: Que como filhos dEle, vivamos o sobrenatural de modo que isso afete e mude os lugares em que estamos, os nossos relacionamentos, a nossa caminhada e comportamento! 

Algumas coisas acontecem pela capacidade natural do homem, outras não! As vezes é preciso estar em Deus para que o sobrenatural aconteça, tornando possível aquilo que antes não era!


Buscando viver o SOBRENATURAL, Juliana!

Um comentário:

  1. Oi Juliana,
    vi seus comentários lá no meu blog, fiquei bem feliz! Obrigada!
    Sua postagem de hoje foi muito especial! Eu paro para pensar que quando procuramos Deus em uma lágrima ou em um arrepio, estamos esperando que o "sobrenatural" seja algo natural, algo que podemos entender e compreender com nossa forma humana de ser. Através do Espírito Santo podemos sim ter a mente de Cristo que compreende o que não é natural do homem, inicia com atitudes, comportamentos que mudam realidades e transformam vidas! Viver em Cristo é isso, buscar entender a sabedoria de Deus que é loucura para os homens!

    Que Deus continue te abençoando!
    Vou seguir teu espaço! :)

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir