segunda-feira, 2 de abril de 2012

TRÊS PESSOAS, TRÊS ATITUDES E TRÊS RESULTADOS!



Davi, Nabal e Abigail! Três pessoas cujas atitudes foram diferentes produzindo também resultados diferenciados! 


O Capitulo 25 de I Samuel nos disponibiliza muitas considerações importantes e práticas para a vida de todos, principalmente a do cristão! O contexto inicial é a morte de Samuel. Todo Israel chorou, pranteou a morte do profeta, mas para Davi significava algo mais: Era a morte daquele que fora usado para apontar o propósito do Senhor para sua vida, aquele que orava e intercedia por ele, que o aconselhava acerca das perseguições de Saul. Na perspectiva de Davi, morrera aquele que o ungiu para ser rei, antes mesmo dele assumir o reinado! 

É provável que Davi experimentou um sentimento de desconforto. Ainda que Deus mesmo falasse com ele, todos precisamos de vozes humanas que sejam instrumento de Deus para nos orientar, ensinar o caminho em que devemos andar. A bíblia mesmo diz que na multidão de conselhos há vitória (Pv 11:14 e 24:6)! 

O primeiro verso diz que depois que sepultaram a Samuel, Davi foi para o deserto de Maom. Vamos acompanhar alguns versos para extrairmos as lições práticas de cada um deles, reconhecendo três tipos de pessoas que o contexto nos revela! 

A primeira pessoa: Davi! 

No deserto, Davi ficou sabendo que Nabal estava tosquiando as ovelhas. Por isso, enviou dez rapazes e lhes disse: "Levem minha mensagem a Nabal, em Carmelo, e o cumprimentem em meu nome. Digam-lhe: ‘Longa vida para o senhor! Muita paz para o senhor e sua família! E muita prosperidade para tudo que é teu! ’‘Sei que estás tosquiando tuas ovelhas. Quando os teus pastores estavam conosco, nós não os maltratamos, e durante todo o tempo em que estiveram em Carmelo não se perdeu nada que fosse deles. Pergunte a eles, e eles lhe dirão. Por isso, seja favorável, pois estamos vindo em época de festa. Por favor, dá a nós teus servos e a teu filho Davi o que puderes’ ". 1 Samuel 25:4-8 


Podemos ver a bondade nas atitudes de Davi, reconhecer sua prontidão em ajudar as pessoas e o mais importante, a humildade do coração dele. No deserto, ele percebeu algumas necessidades, e como sempre fora favorável, bondoso com aqueles que estavam ao seu redor, esperava a mesma atitude daqueles para quem tinha agido de maneira favorável. Davi seguia um conselho que encontramos em Mateus 7:12: Faça com os outros aquilo que você deseja que façam com você! 

Davi era bondoso (era bom), humilde (respeitoso, desprendido, virtuoso) e manso (calmo, pacífico, brando) de coração! Ele revelou sua bondade e mansidão tratando bem os pastores de Nabal, sua humildade na maneira como enviou seus rapazes a falar com ele. Mais a frente, no verso 32, vemos também que Davi era uma pessoa flexível, que ouvia as pessoas, considerava o que elas diziam e era pronto em mudar de atitude quando elas estavam certas e ele errado (uma virtude pouco encontrada nos dias de hoje)! Mas vamos para a segunda pessoa... 

A segunda pessoa: Nabal! 

Atitudes falam mais que nossas palavras! Vamos ver o que as atitudes de Nabal revelam sobre quem ele era: 

Nabal respondeu então aos servos de Davi: "Quem é Davi? Quem é esse filho de Jessé? Hoje em dia, muitos servos estão fugindo de seus senhores. Por que deveria eu pegar meu pão e minha água, e a carne do gado que abati para meus tosquiadores, e dá-los a homens que vêm não se sabe de onde? " 1 Samuel 25:10-11 

As palavras de Nabal revelam suas atitudes de arrogância, ingratidão. Nabal foi maledicente. Ele foi arrogante quando questionou quem era Davi, ingrato ao não dar de seus mantimentos para aquele que havia sido bondoso para com os servos dele, e maledicente ao acusar Davi de fugitivo! Nabal bem conhecia quem era Davi, pois ele mesmo diz “filho de Jessé”. Naquele momento em Israel, dificilmente alguém desconhecia o possível reinado de Davi. 

O verso 17 diz como Nabal era vil, irredutível, como ele não sabia ouvir as pessoas, como era inacessível. O verso 36 nos fala que ele era dado ao vinho, a embriaguez. Algumas atitudes que revelam a pessoa má, ingrata, arrogante e dissoluta que ele era! 

A terceira pessoa: Abigail! 

Quando Abigail viu Davi, desceu depressa do jumento e prostrou-se perante Davi, rosto em terra.Ela caiu a seus pés e disse: "Meu senhor, a culpa é toda minha. Por favor, deixa a tua serva lhe falar; ouve o que ela tem a dizer. Meu senhor, não dês atenção àquele homem mau, Nabal. Ele é insensato, conforme o seu nome significa; e a insensatez o acompanha. Contudo, eu, tua serva, não vi os rapazes que meu senhor enviou. 1 Samuel 25:23-25 


Abigail! Mulher sabia, respeitada pelos servos de seu esposo de uma determinação e coragem notáveis. Do verso 14 ao 32 encontramos as atitudes que revelam a mulher sabia, humilde e corajosa que Abigail era. O verso 34 diz que ela se apressou em fazer algo que mudasse o curso dos acontecimentos. Mas o verso 31, revela que a motivação dela não era livrar apenas sua vida, menos ainda a de seu marido, ela agiu na intenção de livrar Davi! Abigail foi um instrumento de Deus para mudar o coração do futuro rei de Israel. Davi não podia contar com os conselhos de Samuel, mas Deus estava provendo recursos, pessoas necessárias para não deix-alo erra no caminho! Abigail foi uma pessoa que teve sabedoria para agir, humildade em se aproximar de Davi, coragem em atrair a culpa para si mesma, e o mais precioso, a motivação certa! 


Reconhecemos as três pessoas e podemos agora enfatizar suas atitudes! 

Davi foi bondoso, humilde, acessível e pronto a mudar sua atitude! Não vingou a si mesmo! 

Nabal foi mal, ingrato, egoísta, arrogante e obstinado! 

Abigail apaziguou, impediu Davi de cometer um erro. Foi sabia, humilde e corajosa! Foi rápida em fazer o que deveria ser feito, não ficou protelando! 


Diante das ATITUDES podemos considerar os resultados que elas produziram para cada um deles! 

Os resultados de Davi: 

Cerca de dez dias depois, o Senhor feriu a Nabal, e ele morreu. Quando Davi soube que Nabal estava morto, disse: "Bendito seja o Senhor, que defendeu a minha causa contra Nabal, por ter me tratado com desprezo. O Senhor impediu seu servo de praticar o mal e fez com que a maldade de Nabal caísse sobre sua própria cabeça". 1 Samuel 25:38-39 

Deus feriu aquele que o desprezara. Davi não fez justiça as próprias mãos, não vingou a si mesmo, e o resultado foi que o Senhor defendeu a sua causa! 



Os resultados de Nabal: 

Quando Abigail retornou a Nabal, ele estava dando um banquete em casa, como um banquete de rei. Ele estava alegre e bastante bêbado, e ela nada lhe falou até o amanhecer. De manhã, quando Nabal estava sóbrio, sua mulher lhe contou todas essas coisas; ele sofreu um ataque e ficou paralisado como uma pedra. Cerca de dez dias depois, o Senhor feriu a Nabal, e ele morreu. 1 Samuel 25:36-38 

As atitudes e a vida de Nabal o levaram a morte! 


Os resultados de Abigail: 

Então Davi enviou uma mensagem a Abigail, pedindo-lhe que se tornasse sua mulher. Abigail logo montou num jumento e, acompanhada por suas cinco servas, foi com os mensageiros de Davi e tornou-se sua mulher. 1 Samuel 25:39,42 

As atitudes de Abigail lhe garantiram um lugar junto ao futuro rei! Davi a escolhera não apenas por reconhecer o quanto sua atitude foi importante para livrá-lo de fazer o mal, mas também pela prontidão dela em servir, e muito mais por servir com a motivação correta: Ver o propósito de Deus estabelecido! 


O que aprendemos: 


1- Que Deus procura por pessoas bondosas, mansas e humildes para colocar em posições de autoridade. Ele deseja usar pessoas que saibam ouvir as outras e mudar de atitude quando estiverem erradas, pessoas de quem as outras possam se aproximar! 

Não estaremos isentos de lidar com a ingratidão das pessoas, mas devemos nos lembrar que a vingança é do Senhor. Não podemos deixar que as atitudes de outros nos deixem uma “má impressão” no coração (Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome - v.25). Algumas pessoas irão nos ferir ao ponto de interferir em nossas próprias reações, mas há sempre uma escolha: Pagar o mal com o mal, ou pagar com o bem! (Lucas 6:35) 

Devemos confiar em Deus e em sua palavra que diz: Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará. Pv 20:22! 

Seja qual for a ingratidão ou injustiça, Deus nos defenderá se deixarmos que Ele seja Deus! Quando a bíblia diz para perdoarmos aos que nos devem, devemos perdoar aos homens por aquilo que nos devem, seja essa dívida emocional, espiritual ou material! Algumas pessoas devem dinheiro às outras, outras devem amor, atenção, respeito, reconhecimento, valorização, explicações e até mesmo um pedido de desculpas! Mas, independente da origem da dívida, devemos perdoar nossos devedores! 

Uma pessoa amargurada não pode nos deixar amargurados, a insensível, não pode nos fazer semelhantes a elas. Devemos vencer o mal com o bem! 


2- Não podemos ser pessoas inacessíveis como Nabal. Pessoas que não escutam as outras, obstinados, arrogantes, orgulhosos e ingratos. Devemos atentar para aquilo que as pessoas ao nosso redor esperam de nós e sermos favoráveis a elas! Mais do que tudo, a bíblia diz que nossa dívida com as pessoas está no amor em que devemos lidar com elas! Amar é retribuir, reconhecer, ajudar, emprestar sem esperar retorno, e o mais importante: ouvir e considerar! 


3- Aprendemos que algumas atitudes não devem ser proteladas ou tomadas com motivações erradas! Devemos ser pessoas que sabiamente decidem mudar o curso dos acontecimentos, pessoas zelosas pelo cumprimento da vontade de Deus. A ausência de algumas atitudes nossas resultam em morte, erro e engano! Algumas situações dependem de uma atitude nossa para mudarem! Os propósitos de Deus são estabelecidos por pessoas que se prontificam em agir a favor do reino! 

A bíblia diz que mais que felizes são os pacificadores (Mt 5:9), e os bons resultados são para aqueles que semeiam a paz! 



De tudo que podemos aprender com estes três tipos de pessoa, o mais importante é: Ser bondoso, não ser ingrato e ser rápido em fazer o que deve ser feito! 

Precisamos oferecer do melhor que temos para as pessoas que estão ao nosso redor, não ser ingratos aos que foram bondosos e amáveis conosco, e ainda que algumas pessoas não reconheçam o bem que fizemos a elas, não devemos vingar a nós mesmos! Precisamos agir sempre em favor dos planos do Senhor, ter uma motivação certa! As escolhas, atitudes e a pessoa que decidimos ser, revelam quais resultados teremos em nossa caminhada! Escolha certo! Seja segundo o coração de Deus!


Em Cristo, Juliana!


4 comentários:

  1. que benção Jú, ameei *-* quero ser uma mulher como a Abigail *-*

    ResponderExcluir
  2. Deus seja louvado! Que através deste estudo vidas possa ser alcançadas e tenham entendimento da palavra. Obrigada por este canal de benção!

    ResponderExcluir
  3. Amém!Graças á Deus pela sua palavra!

    ResponderExcluir