quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quem Pode Discernir os Próprios Erros?


Somos muito bons, enquanto seres humanos, em enxergar os erros, as falhas do nossos semelhantes. Mas, será que essa habilidade é tão eficaz quando se trata de enxergar os nossos próprios erros, fracassos e enganos? 

Por mais “humanos” que sejamos, nossa tendência é agir com misericórdia e compreensão diante dos erros que nós cometemos. Mas agimos com crueldade, frieza e até julgamento quando o erro é do outro! Somos tão bons em julgar quanto em nos justificar! A bíblia ilustra com muita propriedade essa nossa conduta, vejamos: 

"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Mateus 7:3 

Passamos muito tempo assim: Tentamos resolver os problemas dos outros por não estar enxergando a gravidade dos nossos! 

Por mais que estejamos andando com vigas nos olhos, em diferentes momentos de nossas vidas, nos deparamos com circunstancias que nos confrontam, ou, nos fazem questionar o que há de errado. Nossos relacionamentos começam a ruir, nosso emprego começa a se tornar enfadonho, começamos a ter crises existenciais, as finanças não andam bem, meus pais, amigos ou namorado não me entendem! (" Aff... Para o mundo que eu quero descer”!) 

Nos perguntamos por que as coisas não funcionam como deveriam. E como os problemas nos cercam de todos os lados, pensamos: Será que Deus é tão bom assim? Se Ele é bom, por que não resolve meus problemas? 

Essas são as primeiras perguntas que começamos a fazer, ainda que no mais profundo do nosso coração. São dúvidas que procuram distorcer a imagem de Deus para então, nos afastar dEle! Se acreditamos que Deus não é bom, não cremos em seu amor provado na cruz, e se não cremos na obra do calvário, perdemos a alegria da salvação! E é exatamente neste lugar que Satanás desejava que chegássemos! 

A realidade é que nos enganamos quanto ao real problema. Pensamos que nossos problemas são as pessoas, nosso emprego, as finanças, a família. Mas o problema, na grande maioria das vezes, é o nosso coração! 


Podemos encontrar alguns textos que no mínimo, nos deixaram alerta quanto ao nosso coração! Vamos ver: 

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele procedem as fontes da vida, dele depende toda a sua vida. Pv 4:23 

Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Mt 15:19 


Tudo começa no coração! As vezes o meu problema não está nas finanças ou nos relacionamentos, mas sim, no orgulho, na amargura, na dureza do meu coração! Os problemas podem ser apenas consequência do “estado” do nosso coração. Eles podem sinalizar em quais áreas precisamos de mudanças! 

Existe um antigo ditado popular que diz: “É melhor prevenir do que remediar”! Isso significa que melhor que resolver os problemas ou solucioná-los, é evitar que eles apareçam! 

A maneira mais eficaz de prevenir, é nos abrindo ao Senhor pedindo que Ele venha sondar o nosso coração, nos provar (experimentar) e conhecer nossos caminhos (comportamentos) - (Salmo 139:23). Quanto mais buscarmos ao Senhor para limpar, curar e transformar nosso coração, nossa buscar por Ele para resolver problemas será menor! 

A bíblia ainda diz algo interessante sobre discernir os próprios erros, vejamos: Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço! (Salmos 19:12) 

Por nós mesmos dificilmente poderemos discernir nossos erros! Por isso essa exposição ao Senhor é tão necessária, para que possamos deixar Deus sondar nosso coração e se algo de errado houver, Ele mesmo nos levará à corrigir e mudar de atitude! 

Como um pai que deseja e acompanha o crescimento de seus filho, Deus deseja que sejamos maduros espiritualmente, que alcancemos a maturidade espiritual para não sermos inconstantes em nossos caminhos. As situações que Deus nos permite viver são os meios pelos quais obteremos este crescimento. 

Cada crítica, julgamentos, desafios, mudanças e problemas que enfrentamos nos darão a oportunidade de buscar mais a Deus e muito mais nos aproximar das pessoas! O contrário também é uma possibilidade, mas que não resultará no mesmo final! Se buscamos mais a Deus em momentos como esses, mais desejaremos estar perto das pessoas e mais conhecimento e maturidade iremos adquirir! 

Mas afinal, quem poderá reconhecer os próprios erros? Aquele que buscar um coração quebrantado (dependente, submisso), humilde o bastante para se colocar diante do Senhor e clamar por misericórdia (não receber aquilo que merecíamos) e perdão até pelos erros que desconhece ter cometido. 

A bíblia diz que o Senhor não resiste a um coração quebrantado, ao humilde, mas resite ao soberbo e orgulhoso! 

Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.(1 Pedro 5:5) 

Que sejamos alvos da graça (receber o que não merecíamos) e não da resistência de Deus!


Em Cristo, Juliana!

2 comentários:

  1. Olá Juliana,
    gostei do seu espaço, encontrei-o por acaso procurando uma imagem para o meu blog!
    Continue escrevendo! Seja boca de Deus nesse mundo virtual!

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querida! Deus abençoe também!!! Vou visitar se blog! Até Mais!

      Excluir